BMW R 18 é lançada no Brasil: veja os detalhes da rival da Harley-Davidson
Estradeira chega com o "Big Boxer", apelido carinhoso do bicilíndrico de 1.802 cm³
Quando a Harley-Davidson lançou a Pan America, estava de olho no mercado que a BMW tem com sua lendária linha GS de aventureiras. Mas a alemã não ficou parada assistindo à investida da norte-americana. Ela revelou em 2020 a R 18, estradeira de linhas clássicas que está de olho no segmento custom onde a rival é bem conhecida.
Agora, finalmente a moto está chegando ao Brasil. A BMW Motorrad anunciou que a pré-venda da nova R 18 terá início no dia 18 de agosto. A grande estradeira chega ao mercado com preço anunciado de R$ 139.990. Quem fizer a reserva durante o período de pré-venda receberá um kit chamado de R18 Welcome Package, com livro, boné e cinto alusivos à moto, três logos históricos da BMW, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.
O que a nova BMW R 18 oferece?
Galeria: BMW R 18 - Lançamento no Brasil
O visual da BMW R 18 é clássico de motos custom, com linhas alongadas, grande tanque e perfil baixo. Ele foi inspirado pela R5, lançada em 1936, e ainda tem finas linhas contornando as laterais do tanque e dois escapamentos ao melhor estilo "rabo de peixe". O maior, literalmente, atrativo de todas as configurações da BMW R 18 é seu motor boxer. Apelidado carinhosamente de "Big Boxer", é simplesmente o motor de dois cilindros contrapostos mais potente já construído na história da marca.
Com 1.802 cm³ de capacidade, ele tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e entrega 91 cv de potência a 4.750 rpm e impressionantes 16,1 kgfm de torque a 3.000 rpm. A transmissão final é feita por eixo cardã, que tem o funcionamento exposto, enquanto o câmbio mecânico tem 6 marchas. A moto conta com 3 modos de condução: Rock, Roll e Rain.
A moto utiliza garfo telescópico na dianteira com 120 mm de curso, enquanto a traseira tem amortecedor único sob o assento com 90 mm de curso. As rodas são raiadas com aros pretos. Na dianteira, são dois discos de freio, enquanto a traseira tem disco único. Para o Brasil, a moto já vem de série com assento para garupa, item opcional em outros mercados.
De série, a moto já traz painel de instrumentos analógico com pequena tela digital para o computador de bordo e destaque para o "Berlim Built", indicando a origem da moto. A BMW R 18 ainda conta com iluminação completa por LED, chave presencial, partida remota, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança