Governo federal anuncia nova redução na alíquota do IPI para carros
Desconto sobe de 18% para 24,75%, enquanto outros produtos ganham 35% de redução sobre o imposto
Os brasileiros recebem mais um alívio nos aumentos constantes de preços. O governo federal publicou o Decreto nº 11.158 na última sexta-feira (29 de julho), com mais uma redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Diversos produtos feitos no Brasil terão uma queda de 35% no IPI, exceto produtos feitos na Zona Franca de Manaus. E, no caso dos automóveis, o valor foi alterado, passando dos 18,5% de corte para 24,75%.
No comunicado oficial, o Ministério da Economia afirma que a redução adicional do IPI dos automóveis, de 18,5% para 24,75%, “equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados.” Desde o primeiro anúncio, os carros sempre tiveram uma redução menor do que a de outros setores. A excessão foi quando foi feita uma outra alteração para picapes e comerciais leves, esta sim chegando a uma queda de 35%.
Como foi anunciado na sexta-feira, as fabricantes ainda não falam sobre baixar os preços, o que deve acontecer nos próximos dias. Porém, não espere por uma redução muito grande, visto que a queda real do imposto é de 6,75%, sendo que já tinha sido reduzido em 18,5% e recebeu um corte adicional para chegar a 24,75%. Por exemplo, a Fiat tinha dado um desconto de R$ 4.496 nos preços praticados. Com uma redução de mais 6,75%, é possível que a queda nos valores seja menor que R$ 2 mil em modelos mais caros.
O Ministério da Economia não disse se o valor será retroativo para os carros que já foram produzidos e estão nas concessionárias. Porém, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma que os veículos que estão nos estoques poderão ser refaturados com a nova alíquota.
“Foi uma decisão sensata do governo federal, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao Custo Brasil e da busca de uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”, declarou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo (SP) já voltou em 2025
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Quando volta o rodízio veicular de São Paulo (SP) em 2025?
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Detran RJ: veja os prazos e preços de IPVA e licenciamento 2025
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Licenciamento SP 2025: como calcular o seu?