Em junho de 2018, a Alfa Romeo apresentou os seus planos que listavam o GTV e 8C como carros a serem lançados em 2022. Um ano depois, a empresa retirou os dois da lista, desapontando os entusiastas que esperavam ver um cupê baseado no Giulia e um supercarro com motor central. Parece que não é bem assim, pois a fabricante estaria trabalhando em um esportivo com motor V6, antes de virar uma marca só de elétricos.
A revista britânica Car Magazine apurou que a Alfa Romeo vai mostrar um "estudo de design" para um esportivo de verdade no ano que vem. Caso tenha interesse o suficiente, poderá virar um carro de produção limitada, chegando na segunda metade da década. Supostamente, este modelo usaria o motor 2.9 V6 biturbo das versões Quadrifoglio do Giulia e do Stelvio, com 510 cv e 61,2 kgfm.
Não podemos esquecer que a Alfa Romeo chegou a vender o Giulia GTA/GTAm, com o mesmo motor de seis cilindros, mas retrabalhado para entregar 540 cv. A reportagem não exclui a possibilidade de aproveitar a tecnologia híbrida vinda da Fórmula 1. O chassi seria um monocoque de fibra de cabono como no plano original do 8C, e que também teria uma conexão com a equipe da F1 e até mesmo com a Maserati, que trabalha no MC20.
Claro, tudo isto pode ser apenas um rumor e, mesmo que seja verdade, a Alfa Romeo já mudou de ideia anteriormente sobre o GTV e 8C. Seria triste ver a fabricante começar a vender somente elétricos sem dar um adeus adequado para o V6. O documento divulgado no ano passado pela Stellantis indica que a Alfa Romeo passará a ser uma fabricante de carros elétricos a partir de 2027, focada nos Estados Unidos, Europa e China. A nova geração do Giulia inclusive já foi anunciada e será totalmente elétrico.
A Alfa Romeo não teve nenhum problema para vender as 500 unidades produzidas do Giulia GTA/GTAm, mesmo que cada uma tivesse custado 180.000 euros (R$ 951,9 mil an cotação atual). O último carro a combustão da marca obviamente seria um item bem cobiçado por colecionadores na Europa, então faria sentido seguir em frente com este projeto e nos deixar dar adeus ao V6 com um supercarro.
Observação: O carro da foto usada aqui é a nossa projeção do Alfa Romeo GTV e do 8C, feitas antes de serem cancelados.
Fonte: Car Magazine
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Alguns dos carros mais caros do mundo vão a leilão; veja quais são
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Alfa Romeo Milano é antecipado em novas imagens; estreia em abril