Hyundai estuda criar picape média elétrica para enfrentar Hilux e Ranger
Caso seja aprovada, picape seria feita para o mercado global, com capacidade para 1 tonelada
Não é de agora que ouvimos a Hyundai falar sobre ter uma picape média em sua linha. Até a Kia estaria de olho no projeto, aproveitando que são do mesmo grupo, para que consiga entrar nesta categoria. Agora que a Santa Cruz está nas lojas nos Estados Unidos, a fabricante fala sobre a possibilidade de ter outra caminhonete, do mesmo porte que a Toyota Hilux, admitindo que o interesse existe e, se a picape for criada, ela será totalmente elétrica.
Thomas Schemera, vice-presidente de produto e estratégia da Hyundai, conversou com o site australiano Drive. A Austrália é um país com uma longa tradição e preferência por picapes, então a publicação obviamente foi atrás de mais informações sobre uma opção para o país, visto que a Santa Cruz é vendida somente nos Estados Unidos.
Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022
No primeiro momento, Schemera foi um pouco vago, dizendo que “no nosso plano de longo prazo, nós temos muitos, muitos produtos estratégicos. Temos muitas coisas em desenvolvimento. Nada está confirmado ainda. Mas eu posso imaginar que, se há uma maneira de mostrar e criar veículos deste tipo – por exemplo para a Austrália e Estados Unidos – nós faremos acontecer.”
Traduzindo, existe um interesse da Hyundai em ter uma picape, só que o projeto ainda está em um estágio inicial e não foi aprovado. Schemera ainda dá dicas de que, se o veículo receber o sinal verde, será elétrico. Não é uma escolha tão estranha, pois a Kia anunciou recentemente que planeja lançar duas picapes elétricas até 2026. As duas marcas sempre compartilham o desenvolvimento e custo de produção de seus modelos.
“Temos muitas discussões sobre o mercado australiano, eu sei que há uma grande demanda por uma picape e eu realmente respeito isso. Mas começar o desenvolvimento de veículos pensando em motores a combustão [gasolina ou diesel] não faz nenhum sentido. Neste caso, teremos que mudar nosso modo de pensar e operar para um veículo elétrico. É uma tipologia diferente e um trabalho diferente para nós. Peso, tamanho, aerodinâmica, atributos e experiência de usuário. Não é nada fácil realizar tudo isso, mas já temos algumas ideias de como fazê-lo – mas nada foi decidido.”
Galeria: Nova picape média Kia - Projeção
E o que é necessário para que esta picape vire realidade? De acordo com Schemera, tudo depende de conseguir criar um bom argumento para provar que a Hyundai tem chances nesta categoria, e o quanto ela conseguiria inovar. “Não é apenas o plano de negócio. Eu mencionei antes que também é sobre pioneirismo, tentar coisas novas, ditar e criar tendências, e buscar oportunidades além dos riscos.”
O que sempre foi dito em entrevistas anteriores, tanto da Hyundai quanto da Kia, é que as picapes seriam feitas pensando principalmente em mercados emergentes, como um modelo de trabalho – ao contrário da Santa Cruz, que tem uma proposta de lifestyle. É algo que a Kia comentou recentemente, com a ideia de ter duas picapes. Uma será para os Estados Unidos, somente elétrica; enquanto a segunda será para o resto do mundo e pode receber variantes a gasolina e diesel, mas que seria desenvolvida pensando principalmente na variante elétrica.
Será que veremos algumas das picapes da Hyundai ou da Kia no Brasil? Há rumores sobre a Santa Cruz desembarcar no nosso mercado, importada pelo Grupo Caoa, porém ainda não há qualquer indicação de que isto realmente acontecerá – até foi vista por aqui, sem camuflagem. Mesmo que a Santa Cruz venha, terá um preço consideravelmente alto por ser feita nos EUA, pagando mais impostos. Como a Ford Maverick, feita no México, chega por R$ 233.310, então o modelo da Hyundai passaria dos R$ 250 mil.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança