Este é o novo Honda CR-V 2023. O SUV é simplesmente o carro mais vendido da Honda nos Estados Unidos. Com um histórico impressionante no país, lidera as vendas do segmento nos últimos 25 anos. Dada sua importância, a marca escolheu o país norte-americano para sua estreia, mas isso nos interessa muito. O novo CR-V 2023 também será lançado no Brasil, desembarcando no ano que vem, pela primeira vez na sua versão híbrida.
Neste primeiro momento, o Honda CR-V 2023 faz sua estreia na versão normal, deixando a híbrida mais para o final do ano no país. A marca descreve o carro como “perfeito para sua vida diária ou escapadas de fim de semana”, aumentando suas proporções para oferecer mais espaço interno, mantendo o design sofisticado que os clientes já esperam do SUV médio.
A renovação começa pelo design externo, que tem uma nova identidade, lembrando um pouco o que a empresa usou no novo HR-V, mas em suas devidas proporções. A grade dianteira é bem larga, integrada aos faróis full-LED e com uma linha na parte superior, que nas bordas é iluminada e ainda serve de seta. O para-choque dianteiro é bem esculpido, principalmente nos cantos, onde forma um “L” invertido. Tem uma segunda entrada de ar na parte inferior, que usa duas peças cromadas nas bordas. É o suficiente para dar um aspecto mais moderno para o CR-V.
Do lado oposto encontramos menos mudanças. A Honda manteve as lanternas em “L”, mas descartou a moldura cromada para o vidro traseira, o que dá uma grande diferença. A placa foi reposicionada para a ficar no meio da tampa do porta-malas e o para-choque foi redesenhado, além de deixar de lado a linha cromada.
De acordo com a Honda, o CR-V tem um entre-eixos 4 centímetros mais longo, agora com 2,70 m. Isto faz com que tenha 4,69 metros de comprimento, 6,8 cm a mais. A largura aumentou 1 cm para 1,86 m, enquanto a altura manteve-se em 1,69 m. As novas medidas foram traduzidas em 1,5 cm a mais para espaço das pernas, mas princiaplmente no porta-malas, agora com capacidade para 1.027 litros (medidos até o teto).
Além das novas medidas, o chassi foi revisado e a estrutura foi fortalecida. Tem 15% mais rigidez torcional do que a geração passada, melhorando a dirigibilidade. A suspensão também foi revisada, usando MacPherson na dianteira e uma coluna de direção com um subframe mais rígido, aumentando sua precisão e resposta. A traseira segue com uma suspensão multilink, usando molas 15% mais rígidas.
Compartilhando plataforma e peças com o novo Civic, o CR-V tem uma cabine praticamente igual à do sedã. Tem uma central multimídia flutuante na parte superior do painel, com tela de 7 ou 9 polegadas despendendo da versão. Utiliza a mesma saída para o ar-condicionado que se misutra com o acabamento, criando uma linha com uma “grade”. A diferença está no console central, posicionado mais à frente e com outro desenho, mas sem usar a alavanca da transmissão na vertical como antigamente.
Enquanto o sedã aposta em um painel de instrumentos totalmente digital, o CR-V 2023 tem uma tela de 7” ao lado do velocímetro analógico. O display mostrará algumas informações como do sistema híbrido ou da central multimídia. Conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio nas versões mais caras, assistente de descida em rampas, e até os novos airbags da empresa, em forma de rosquinha para minimizar os impactos na diagonal. Tem até airbags de joelho e laterais para os passageiros.
Virá de série com o pacote Honda Sensing, com equipamentos de segurança como alerta de ponto cego, leitor de placas de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros. Ganhou uma nova câmera ângular com visão de 90° na frente e 120° na traseira, melhorando a detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas.
As versões mais baratas, chamadas EX e EX-L mantiveram o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, gerando 190 cv a 6.000 rpm e 24,7 kgfm a partir de 1.700 rpm. Este propulsor foi atualizado como um novo turbo e exaustores para os cabeçotes, ajudando a manter a potência máxima em uma faixa maior de rotações. Segue combinado a uma transmissão CVT, também melhorada para reduzir as vibrações e o barulho.
O destaque, com certeza, é o 2.0 híbrido, combinado a dois propulsores elétricos e disponível nas configurações Sport e Touring. São 207 cv de potência combinada e um torque de 34,1 kgfm, enquanto o consumo ainda não foi revelado. É a quarta geração deste sistema, que recebeu injeção direta de combustível e posicionou os dois motores elétricos lado a lado. A Honda diz que tem um sistema chamado Linear Shift Control, imitando as sensações de aceleração e troca de marcha de um carro comum. Além disso, esta nova versão da motorização híbrida aumentou a velocidade máxima de 138 km/h para 185 km/h.
Desde 2019, durante o Salão de Tóquio, a novidade está confirmada para o Brasil. Na ocasião, executivos da marca confirmavam a oferta de 3 modelos eletrificados no mercado brasileiro até 2023. Produzido nos Estados Unidos e Canadá, o novo Honda CR-V 2023 será o terceiro elemento dessa equação, que já conta com o Accord e ainda este ano terá o novo Civic.
Aqui no Brasil será vendido apenas na versão Touring com o conjunto híbrido que entrega 207 cavalos de potência. Pode esperar também pelo pacote mais completo de equipamentos, incluindo todos os assistentes do Honda Sensing. Além do novo CR-V, a linha de SUVs da Honda será complementada também pelo novo ZR-V no próximo ano.
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