Depois de reestilizar o Fiat Fiorino e apresentar ao mercado o inédito Peugeot Partner Rapid, a Stellantis anuncia agora novidades para o terceiro gêmeo da família: o Promaster Rapid, da Ram. Vendido em mercados latinos como México, Chile e Colômbia, o modelo incorpora facelift já lançado nos irmãos e adota mudanças tanto no exterior quanto na cabine.
Por fora, o Ram Promaster Rapid 2022 ganha para-choque redesenhado (exatamente o mesmo dos irmãos Fiat e Peugeot), faróis ligeiramente mais estreitos e grade frontal inédita com a grafia RAM em destaque com letras maiúsculas (basicamente a única diferença em relação aos outros modelos). Há ainda novas calotas e leves retoques no logotipo da tampa traseira.
Já na cabine as mudanças são bem mais relevantes. O painel de Uno da linhagem passada foi abandonado e no lugar entra o habitáculo da nova geração da Strada. As saídas do ar-condicionado tem o mesmo formato, assim como a posição dos botões acima da área do rádio ou os comandos do ar-condicionado logo abaixo. Até o volante tem o mesmo desenho, embora não seja multifuncional e tenha acabamento mais simples.
Na mecânica, porém, nada muda. Segue sob o capô o motor 1.4 Fire Evo de quatro cilindros por lá movido apenas a gasolina. Desenvolve 83 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, sempre sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. A Ram garante consumo combinado de 16 km/l. Entre os atributos, oferece capacidade de carga de 650 kg e espaço total de 3.300 litros.
No mercado mexicano os preços começam em 294.900 pesos, algo em torno de R$ 77.300 numa conversão direta ao câmbio atual. Entre os equipamentos, destaque para controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, sensor de estacionamento e computador de bordo.
Desde que começou a ser vendido no México, em 2017, o Promaster Rapid já emplacou mais de 20.420 unidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil