A Kia apresentará a nova geração do Sportage nas próximas semanas, mas unidades já estão nos concessionários da marca. O Motor1.com achou unidades em uma concessionária de São Paulo (SP), inclusive da versão EX, de entrada, e a EX Prestige, a topo de linha. Os preços são de R$ 219.990 e R$ 254.990, mas podem variar entre concessionários.
Esse primeiro contato com o novo Kia Sportage revelou um carro que chama a atenção. Para o mercado brasileiro, o SUV médio é a versão européia, ou seja, menor que a vendida na Coréia do Sul e América do Norte, com 4.515 mm de comprimento (contra 4.600 mm da global), mas mesmo assim seu porte se destaca. O design é um ponto alto do Sportage.
A dianteira com os faróis "integrados" com a grande grade dianteira em colmeia é o que mais chama a atenção. A lateral e traseira são mais conservadores, mas conversam com o restante do carro. O limpador traseiro está na parte superior da tampa, escondido pelo aerofólio, dando um visual mais limpo para a tampa do porta-malas.
O interior tem um bom acabamento e o painel destaca em uma única peça, mas são duas telas, uma para o painel de instrumentos e outra para o sistema multimídia. Em nada lembramos da geração anterior do Kia Sportage, o que está levando clientes atuais da marca para as lojas em busca do novo carro - observamos isso durante nossa visita ao concessionário.
Pessoalmente, deu para perceber as diferenças entre as duas versões do Kia Sportage 2023. O Sportage EX tem rodas de 18", não possui a pintura na cor da carroceria nos apliques laterais e a grade dianteira é preta fosca, além da ausência dos faróis de neblina em LEDs. Por dentro, apesar do mesmo painel de 12,3", o sistema multimídia é de 8" com espelhamento, mas mantém o ar-condicionado de duas zonas. A alavanca de câmbio é tradicional e os bancos não são totalmente em couro.
Custa R$ 219.990 e já possui volante com aquecimento, partida remota, alertas de ponto cego, saída de faixa com correção do volante e de colisão frontal e tráfego cruzado. A EX Prestige se diferencia com rodas de 19", pintura na cor da carroceria dos apliques, grade em preto brilhante e faróis de neblina em LEDs. Por dentro, multimídia de 12,3" e seletor do câmbio giratório, além das aletas para troca de marchas no volante. Por R$ 254.990, recebe também controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens em mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos.
Ambos terão o mesmo conjunto mecânico. Apesar da Kia o vender como Hybrid, o Sportage chega ao Brasil com o sistema híbrido-leve, uma arquitetura de 48 volts com um gerador no lugar do alternador e motor de arranque que auxilia o 1.6 turbo em situações de maior carga, como arrancadas. São 180 cv e 27 kgfm de torque com um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Reino Unido em julho: Kia Sportage é o preferido pelo 3º mês seguido
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Kia Sportage 2025 tem visual reestilizado adiantado em projeção