BMW M vai manter câmbio manual em produção para a alegria dos entusiastas
Vendas revelaram que clientes ainda querem trocar de marcha
Não é novidade que o câmbio manual está perdendo terreno para as transmissões automáticas. Os fabricantes sabem disso tão bem e muitos não oferecem a transmissão com pedal da embreagem para seus clientes. Mas a BMW Motorsport está nadando contra a maré. De fato, Frank van Meel, chefe da BMW M, disse à Autocar que a caixa de câmbio manual será mantida viva.
"De um ponto de vista técnico, há poucos motivos para salvá-lo. É mais pesada, mais lenta e tem pior economia de combustível. Mas o cliente e os fãs realmente gostam da caixa de câmbio manual. Isso permite que eles demonstrem que podem domar o carro - e isso é o principal, então queremos mantê -lo", disse Frank van Meel à Autocar.
O cliente é rei, e a BMW M não esqueceu deste ditado. Eles são unânimes: a caixa de câmbio manual foi responsável por 50% das vendas do BMW M2, e por isso a marca bávara deverá mantê-la. Além disso, já sabemos que a nova BMW M2 será oferecida com uma transmissão manual de 6 marchas e uma automática de 8 velocidades. Já tivemos uma prévia deste novo modelo, que será apresentado muito em breve. O Motor1.com já teve um primeiro contato com a nova geração do esportivo, veja abaixo.
"Para o M2, um em cada dois carros é comprado com caixa de câmbio manual. Os clientes querem mostrar que podem lidar com a fera. Se eles têm uma maneira de mostrar que podem fazer isso, eles querem - e a caixa de câmbio manual é uma delas", acrescentou Frank van Meel.
Isto significa que os fãs de alavanca de câmbio sabem qual fabricante procurar se quiserem comprar um carro esportivo manual. Vários fabricantes, incluindo Volkswagen e Mercedes-Benz, anunciaram que a transmissão manual será removida do catálogo ao longo dos anos até que desapareça completamente. Deve-se notar também que, com a chegada dos carros elétricos, este tipo de transmissão tem poucas chances de sobrevivência. De fato, carros movidos a bateria não precisam de transmissão, com algumas exceções como o Porsche Taycan, a energia é transmitida para as rodas sem este componente mecânico.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança