A falta de componentes afeta novamente a Volkswagen, que fará uma mudança na produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Aproximadamente 4,5 mil funcionários das linhas de montagem terão salários e jornadas reduzidas. O complexo, onde fica a sede da marca no Brasil, é responsável pela produção de Nivus, Polo, Saveiro e Virtus, modelos que tiveram uma queda acentuada nas vendas por conta da escassez de componentes como semicondutores.
A fábrica em São Bernardo do Campo é uma das que mais tido problemas de produção, tanto é que a Volkswagen já tinha decidido conceder férias coletivas para 3 mil funcionários entre os dias 27 de junho e 7 de julho. Os empregados que já estavam marcados para ficar em casa terão mais quatro dias de férias, enquanto os demais terão um descanso de cinco dias. E existe a possibilidade de estender esta medida em agosto, com os operários ficando em casa um dia por semana.
Com esta decisão, a jornada de trabalho acabará sendo reduzida em 24% e, consequentemente, os salários serão diminuídos em 12%. Está bem perto dos limites de 30% para a jornada de trabalho e 15% para os salários. Este tipo de acordo foi aprovado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 2020 e tem vigência até 2025, feito para proteger os empregos durante o pior momento da pandemia.
Em entrevista à agência AutoData, Wellington Damasceno, diretor administrativo do sindicato, revelou que o plano original da Volkswagen era suspender novamente o 2º turno de produção, operando somente com um turno. A fábrica retomou o 2º turno em março, após três meses de suspensão, novamente pela falta de semicondutores. Damasceno explica que o sindicato negociou esta decisão de reduzir a jornada para minimizar o impacto para os trabalhadores e para a cadeia de fornecedores.
Procurada por Motor1.com, a Volkswagen enviou o seguinte posicionamento:
“A Volkswagen do Brasil informa que adotará novas medidas de flexibilização da mão de obra na unidade de São Bernardo do Campo, previstas em Acordo Coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, durante o mês de julho, em razão da falta de componentes.”
Com a redução da produção, a Volkswagen seguirá com problemas para entregar Polo e Virtus. A dupla despencou no ranking de vendas desde o ano passado e a fabricante está se preparando para lançar a reestilização do hatch e do sedã, que têm rodado em testes há tempos. Além do novo design, ganharão o motor 1.0 turbo na versão de 105 cv como era no Up!, como a opção de entrada.
Fonte: AutoData
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