O Mercedes-Benz GLC estreou há mais de uma década sendo chamado de GLK. Desde então, o SUV médio acabou se tornando um dos modelos mais vendidos da marca - e uma nova geração almeja continuar essa trajetória de sucesso. O novo GLC 2023 será lançado nos EUA em duas versões diferentes: GLC 300 e o GLC 300 4Matic, porém mais versões vão chegar em breve.
A Mercedes-Benz usa seu motor quatro cilindros M254 2.0 turbo no GLC 300, este com tração traseira, enquanto o GLC 300 4Matic vem equipado com tração integral. O motor ostenta tecnologia híbrida de 48 volts com seu gerador de partida integrado de segunda geração. Assim, o GLC 300 entrega 258 cv de potência e 40,79 kgfm de torque, com o sistema elétrico fornecendo um adicional de 23 cv e 20,46 kgfm de torque.
O GLC 300 4Matic chega com tração integral, enquanto ambas as versões destinadas aos EUA combinam seus motores com a transmissão de nove marchas da Mercedes-Benz. A marca da estrela de três pontas diz que ambas as configurações do GLC 300 podem acelerar de 0 as 100 km/h em 6,2 segundos. Uma novidade é que o utilitário estreia rodas traseiras esterçantes, que esterçam no máximo até 4,5 graus. A má notícia para o mercado norte-americano é que esse recurso não estará disponível nas versões de lá, pois o sistema ainda tem baixa procura.
Nessa nova fase, o novo GLC é ligeiramente maior do que o modelo anterior. Assim, o SUV ganhou 6 centímetros e chegou aos 4,71 metros de comprimento total, enquanto a largura de 1,89 m permaneceu. Com maiores dimensões, isso se traduziu em maior área para o porta-malas, que chega agora a 620 litros (70 litros a mais que o anterior).
Apesar do novo GLC ser maior, ele acabou ficando também mais aerodinâmico, pois a Mercedes-Benz baixou seu coeficiente de arrasto de 0,31 para 0,29. A fabricante otimizou muitos componentes como o painel inferior da carroceria, rodas e spoilers de rodas, spoiler de teto, e mais.
Visualmente, o GLC apresenta uma dianteira com faróis finos e a grade AMG Line, que recebe ainda detalhes tridimensionais. No geral, o novo GLC parece mais robusto do que o modelo que sai de linha, com um desenho renovado e uma traseira totalmente inédita com novas lanternas. As rodas podem variar de 18 a 20 polegadas, enquanto a marca o oferecerá com estribos e luz digital opcional.
No interior, o novo GLC 2023 recebe uma atualização importante inspirada no novo Classe S. A Mercedes-Benz combina uma tela de 12,3 polegadas no painel com uma tela central de 11,9" que apresenta a tecnologia de entretenimento MBUX de segunda geração da empresa. O painel e as portas recebem um novo desenho, e o crossover vem repleto de equipamentos padrão, como carregamento sem fio para celulares e bancos dianteiros aquecidos. A empresa também reformulou seus pacotes de equipamentos com base no comportamento real do comprador.
A segurança é considerável no novo GLC, com a Mercedes-Benz oferecendo o Pacote de Assistência ao Motorista. O sistema de frenagem automática de emergência também foi melhorado e agora pode reagir a velocidades de até 96 km/h, em vez de 48 km/h.
A Mercedes-Benz não disse quando o novo GLC será lançado, mas saberemos mais informações sobre a oferta de versões e preços mais próximos de sua data de venda. Por fim, a marca aumentará a linha do SUV com uma versão híbrida plug-in no futuro. Já as versões de pegada esportiva, os famosos AMG GLC, serão lançadas em algum momento do próximo ano.
Fonte: Mercedes-Benz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz lança GLC 300 AMG Line 2025 até R$ 75.000 mais barato
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Mercedes-Benz estuda acabar com carroceria da moda
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Teste Mercedes-Benz GLC 300 Coupé: equilíbrio no centro da estratégia
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Novo Mercedes-Benz GLC 2024 é lançado no Brasil ao preço de R$ 531.900