O Mercedes-AMG One está bem perto de virar realidade. Apresentado pela primeira vez com o conceito Project One em setembro de 2017, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), o hipercarro da marca foi adiado diversas vezes por problemas no desenvolvimento. Parece que foi superado, pois a Mercedes-AMG afirma que irá apresentar o esportivo com motor da Fórmula 1 no dia 1º de junho.
Entre o Salão de Frankfurt e agora, vimos o Mercedes-AMG One em testes diversas vezes, indicando que a versão final será bem próxima do conceito, mas com algumas mudanças aerodinâmicas. E parece que será uma baita máquina. O CEO da Mercedes-Benz disse recentemente que a diretoria "deveria estar bêbada" quando aprovou o projeto de um carro desses. Em outubro passado, a marca confirmou que o esportivo eletrificado iniciaria a produção em meados deste ano, e parece que o One virá após outro carro inspirado pela Fórmula 1, o Aston Martin Valkyrie.
Apenas 275 unidades serão produzidas para o sucessor espiritual do CLK GTR, mas todas já foram vendidas por cerca de US$ 2,7 milhões (R$ 12.835.530). Terá o motor 1.6 turbo da Fórmula 1, com algumas adaptações e trabalhando com nada menos que quatro propulsores elétricos, garantindo que a potência passe dos 1.000 cv. Será o carro de rua mais potente que a Mercedes-Benz já produziu e o V6 mais "girador" já feito, pois pode chegar a 11.000 rpm. Um ds grandes problemas durante o desenvolvimento foi conseguir reduzir o giro baixo do motor de 5.000 rpm para 1.200 rpm, para que pudesse atender às normas na Europa.
Esta fera de tração integral deve acelerar de 0 a 200 km/h em menos de seis segundos e ter uma velocidade máxima acima de 350 km/h, como a Mercedes-AMG projetava para o Project One. O protótipo ainda tinha uma autonomia elétrica de 25 km, porém ainda não sabemos se isso continuará na versão final. E, como você deve ter ouvido por aí, o motor a combustão com seu turbo elétrico terá que se reconstruído depois de apenas 50.000 km.
Alguns podem lembrar da declaração ousada feita por Tobias Moers, ex-chefe da AMG, em 2018. Naquele momento, o executivo afirmou que o carro conseguiria superar o tempo de volta do Porsche 919 Hybrid Evo em Nürburgring. O esportivo da Porsche completou uma volta em 5 minutos e 19,55 segundos, então o carro da Mercedes-AMG terá que ser excepcional para bater este recorde.
Mesmo que não seja mais rápido, ao menos conseguirá o recorde para um carro de rua de produção normal. Todo mundo espera que o AMG One (e o Valkyrie) consigam superar os 6:43.30 registrados pelo Porsche 911 GT2 RS com o kit Manthey Performance.
Fonte: Mercedes-AMG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Kia Tasman 2025 finalmente tem data para ser lançada
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'