JAC Motors usa Volkswagen para promover "confiabilidade" no Brasil
Fabricante alemã é dona de 50% da dona da JAC e controla as operações na China
As parcerias no mercado automotivo são mais comuns do que você imagina, tanto que atualmente a JAC e a Volkswagen fecham uma parceria na China há pelo menos 5 anos. Com isso, a JAC Motors aqui no Brasil aproveita dessa união para divulgar em uma campanha nacional nas redes sociais da marca questionando se os seguidores sabem se “os elétricos da JAC também são Volkswagen”.
Embora à primeira vista possa parecer estranho, realmente é verdade que a JAC e Volkswagen têm uma parceria. Vale dizer que, na China, é muito comum as chamadas joint-venture, onde empresas locais fecham parcerias com grandes montadoras, algo que era obrigatório para qualquer empresa estrangeira que quisesse operar em solo chinês. Assim, montadoras de fora da China tinham que firmar parcerias com empresas locais, formando assim as chamadas joint-ventures, à exemplo da JAC-Volkswagen, parceria que existe desde 2017.
Porém em 2020 a fabricante alemã, adquiriu 50% da JAG, empresa controladora da JAC Motors. Foi um passo importante para a marca alemã, que aumentou de 50% para 75% sua participação na joint-venture JAC-Volkswagen (outra empresa do conglomerado). Ou seja, assim a fabricante alemã virou a controladora da marca chinesa, tudo para expandir sua produção de veículos elétricos e tecnologias no maior mercado de carros eletrificados no mundo.
O primeiro modelo pós-compra da Volkswagen foi o SUV elétrico Si Hao E40X, que inaugurou a atual fase de design da JAC chamada de “JAC 3.0”, sendo caracterizada principalmente por conta dos faróis estreitos e o estilo mais futurista. É importante lembrar que este Si Hao E40X aqui no mercado brasileiro é comercializado como JAC E-JS4.
Outro modelo da fase “pós-Volkswagen” é o E-JS1, subcompacto que já foi o elétrico mais barato do Brasil até a chegada do Renault Kwid E-Tech. Fora o visual que lembra os modelos ID da VW, a qualidade de rodagem e o melhor acabamento interno também vieram graças a marca alemã (veja o teste completo com o E-JS1 no InsideEVs).
Com isso, podemos dizer que a campanha da JAC aqui no Brasil não está dizendo nenhum absurdo, já que JAC e Volkswagen andam lado a lado no mundo dos carros elétricos, ou melhor dizendo, a marca chinesa está agora sob o guarda-chuva da empresa de Wolfsburg. O curioso mesmo é que a campanha nas redes sociais inclui ainda os dizeres: JAC + Volkswagen = Tecnologia e Confiança. E você, o que achou?
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen Amarok blindada e certificada de fábrica já é vendida no Brasil