O mercado de veículos novos no Reino Unido registrou a 2ª queda consecutiva em abril. Segundo a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, no mês passado foram comercializadas 119.167 unidades, 15,8% a menos do que há um ano. A retração no acumulado de 2022 (536.727) já é de 5,4%.
O mau resultado do mês passado teve relação direta com a queda de 33,3% nas vendas para frotistas e com a continuação da crise global dos semicondutores, tudo ainda agravado pelos impactos da guerra na Ucrânia. A situação só não foi pior porque os modelos 100% elétricos registraram crescimento superior a 40% no período – situação bem distinta dos veículos movidos a diesel, em queda de 52%.
Entre as montadoras, a Ford (10.060) assegurou sua 2ª liderança consecutiva e agora é a nº 1 no acumulado. A vantagem sobre a Audi (9.860), no entanto, foi de apenas 200 unidades em abril. Completando o pódio pela 3ª vez nos últimos 4 meses, a Kia (7.588) foi a única entre as seis primeiras a crescer. Quinta colocada, a VW (7.315) registrou a maior queda do top 20 (-45%). Já a Dacia (2.155) cresceu quase 90%.
POS. |
MARCA |
ABR.22 |
% MERCADO 2022 |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FORD |
10.060 |
8,4% |
12.959 |
9,2% |
-22,4% |
2º |
AUDI |
9.860 |
8,3% |
11.154 |
7,9% |
-11,6% |
3º |
KIA |
7.588 |
6,4% |
7.529 |
5,3% |
0,8% |
4º |
BMW |
7.491 |
6,3% |
8.757 |
6,2% |
-14,5% |
5º |
VOLKSWAGEN |
7.315 |
6,1% |
13.323 |
9,4% |
-45,1% |
6º |
MERCEDES-BENZ |
6.543 |
5,5% |
8.668 |
6,1% |
-24,5% |
7º |
HYUNDAI |
6.518 |
5,5% |
3.958 |
2,8% |
64,7% |
8º |
TOYOTA |
6.098 |
5,1% |
7.892 |
5,6% |
-22,7% |
9º |
VAUXHALL |
6.042 |
5,1% |
8.972 |
6,3% |
-32,7% |
10º |
NISSAN |
5.770 |
4,8% |
5.036 |
3,6% |
14,6% |
11º |
PEUGEOT |
4.989 |
4,2% |
6.756 |
4,8% |
-26,2% |
12º |
LAND ROVER |
4.523 |
3,8% |
6.374 |
4,5% |
-29,0% |
13º |
MINI |
3.997 |
3,4% |
3.116 |
2,2% |
28,3% |
14º |
SKODA |
3.828 |
3,2% |
5.834 |
4,1% |
-34,4% |
15º |
VOLVO |
3.006 |
2,5% |
4.321 |
3,1% |
-30,4% |
16º |
HONDA |
2.860 |
2,4% |
2.231 |
1,6% |
28,2% |
17º |
MG |
2.714 |
2,3% |
2.146 |
1,5% |
26,5% |
18º |
CITROËN |
2.451 |
2,1% |
2.641 |
1,9% |
-7,2% |
19º |
RENAULT |
2.345 |
2,0% |
2.361 |
1,7% |
-0,7% |
20º |
DACIA |
2.155 |
1,8% |
1.136 |
0,8% |
89,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
119.167 |
... |
141.583 |
... |
-15,8% |
|
ACUMULADO |
536.727 |
... |
567.108 |
... |
-5,4% |
No ranking de modelos, dois SUVs foram os modelos mais vendidos. Com 3.804 unidades, a nova geração do Qashqai assegurou a 2ª liderança mensal na história do representante da Nissan – a outra fora em setembro de 2017, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Vice, o Ford Puma (3.318) agora é o 2º no acumulado do ano.
Ainda nº 1 em 2022, o Vauxhall Corsa (3.002) ficou fora do pódio, superado pelo Mini (3.088). Sétimo em março, o Kia Sportage (2.407) – cuja nova geração chega ao mercado brasileiro em julho – subiu duas posições. Em seu 1º top 10 desde setembro de 2014 -, o Peugeot 208 (2.327) foi o 6º, sua melhor posição no mercado local. Ausente das primeiras posições há quase um ano, o Audi A3 (2.190) garantiu o 8º lugar.
POS. |
MODELO |
ABR.22 |
% MERCADO 2022 |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
NISSAN QASHQAI |
3.804 |
3,2% |
- |
- |
- |
2º |
FORD PUMA |
3.318 |
2,8% |
3.036 |
2,1% |
9,3% |
3º |
MINI |
3.088 |
2,6% |
- |
- |
- |
4º |
VAUXHALL CORSA |
3.002 |
2,5% |
3.968 |
2,8% |
-24,3% |
5º |
KIA SPORTAGE |
2.407 |
2,0% |
2.570 |
1,8% |
-6,3% |
6º |
PEUGEOT 208 |
2.327 |
2,0% |
- |
- |
- |
7º |
HYUNDAI TUCSON |
2.231 |
1,9% |
- |
- |
- |
8º |
AUDI A3 |
2.190 |
1,8% |
2.655 |
1,9% |
-17,5% |
9º |
VW POLO |
2.123 |
1,8% |
2.562 |
1,8% |
-17,1% |
10º |
FORD KUGA |
1.867 |
1,6% |
2.432 |
1,7% |
-23,2% |
Observação:
Números do Nissan Qashqai, Mini, Peugeot 208 e Hyundai Tucson indisponíveis para abril de 2021.
O tempo "perdido" começa a ser recuperado. Com o Equinox 2023, a Chevrolet faz seu primeiro lançamento este ano. O SUV médio chega ao Brasil com uma reestilização principalmente na dianteira e em duas versões, RS e Premier, sempre com o motor 1.5 turbo, variando sua lista de equipamentos e preços, de R$ 204.990 e R$ 221.990.
Fonte: SMMT, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Motos em outubro: Bajaj dispara e segue à frente da Triumph