"Diretoria estava bêbada quando aprovou o AMG One" diz CEO da Mercedes
Projeto está atrasado e tem sido considerado bastante problemático de desenvolver
Após anos de atrasos e problemas de desenvolvimento, a versão de produção do Project One parece finalmente próxima de ser revelada. De acordo com o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, notícias sobre o modelo final serão anunciadas dentro de poucas semanas e a produção em série será iniciada ainda neste ano. O hipercarro vem sendo bastante aguardado e, segundo informado, já está com todo volume antecipadamente vendido.
Brincando com os investidores, Källenius ironizou os perrengues enfrentados durante o desenvolvimento do projeto. “A equipe da AMG veio até nós há cerca de quatro anos e disse 'temos uma ótima ideia, vamos colocar um motor de Fórmula 1 em um carro de estrada'. Terei que voltar para verificar as atas da reunião, mas tenho certeza de que estávamos bêbados quando dissemos que sim”, disse.
Galeria: Mercedes-AMG Project One
O Project One foi revelado como protótipo em 2017 e, desde então, os trabalhos em torno da versão de produção estão sendo assolados por atrasos relacionados às complexidades da adaptação do trem de força de F1 para um modelo de rua. Os principais entraves giram em torno da dificuldade da engenharia em fazer o conjunto cumprir os padrões de emissões WLTP sem comprometer números de performance e desempenho.
O hipercarro terá tração nas quatro rodas e mais de 1000 cv extraídos do motor 1.6 V6 turbo. O conjunto terá também dois motores elétricos e uma transmissão automatizada de embreagem simples - um sistema duplo ficaria pesado demais. Números preliminares indicam aceleração de 0 a 200 km/h em 6 segundos e mais de 350 km/h de máxima.
Falando em motor, o ronco também foi um dos problemas enfrentados no desenvolvimento. Na F1, o propulsor 1.6 V6 turbo fica ligado a 5.000 rpm mesmo com o carro parado, o que seria inviável em um modelo de rua. Com isso, os engenheiros tiveram de ajustar o powertrain para a marcha-lenta ficar em 1.200 rpm. De acordo com a fabricante, fazer esse ajuste foi um “tremendo desafio”.
Todos os perrengues e desafios enfrentados no decorrer do projeto serão apresentados em breve em um documentário. Ao todo, o Project One terá apenas 275 unidades fabricas e todas já foram encomendadas ao preço de 2,27 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões numa conversão direta).
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Fonte: Autocar
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