Muito aguardada para o mercado brasileiro, a F-150 finalmente teve o passaporte carimbado para as terras tupiniquins no final de abril, quando a Ford confirmou sua chegada por aqui. O anúncio foi feito durante a Agrishow, maior feira agrícola do país. A marca ainda não confirmou qual versão da caminhonete, fabricada nos EUA, que será trazida para cá.
No entanto, espera-se que chegue na variante Lariat com o pacote FX4. A versão é uma das mas equipadas, mas não a mais completa de todas, e o pacote acrescenta itens de uso off-road, que vão de encontro com a nova imagem aventureira que a Ford vem utilizando em suas comunicações para modelos como Bronco Sport e Maverick. A Ranger, inclusive, já possui uma versão FX4 no Brasil que o Motor1.com já testou.
Enquanto a novidade não chega de fato, o que deve ocorrer apenas em 2023, a marca vai aos poucos mostrando um pouco dos atributos da F-150 que será comercializada no mercado brasileiro. A caminhonete já aparece no site oficial da Ford na ala de "Futuros Lançamentos", onde os interessados podem se cadastrar para receber uma newsletter com novidades.
A atualização mais recente, porém, foi a divulgação do vídeo acima nas redes sociais da marca. Nele são mostrados alguns atributos e equipamentos que devem estar presentes na Ford F-150 vendida no Brasil. Pelo que foi exibido, reforça-se a expectativa pela configuração Lariat FX4. O vídeo mostra itens como os faróis de LED, abertura elétrica da tampa da caçamba, modos de condução, câmeras com visão de 360 graus e teto solar.
A picape que ilustra o vídeo traz diversos acabamentos cromados, com detalhes neste acabamento até nas rodas. A pintura tem dois tons, mas o que realmente entrega que não se trata da configuração mais luxuosa da F-150 americana é o estribo fixo, não retrátil como nas opções mais cara da picape da Ford.
As imagens da cabine também mostram a interessante alavanca de câmbio retrátil, que se recolhe para dar espaço a uma mesa dobrável instalada no encosto de braço central. Além do painel de instrumentos digital, a central multimídia também tem tela de grandes proporções, já com a versão mais atualizada do sistema de entretenimento da marca.
A escolha da versão Lariat para a estreia da Ford F-150 no Brasil pode não ter sido por acaso. Nos EUA, seu preço fica em torno dos US$ 50 mil, mesma faixa em que a RAM oferece a 1500 Rebel também vendida no Brasil. Como as duas chegam importadas dos EUA, sem nenhum tipo de alívio fiscal, o preço da F-150 por aqui também não deve fugir muito dos R$ 456.990 que a RAM cobra pela 1500 Rebel.
Entre outros equipamentos disponíveis para a F-150 Lariat, vale destacar sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, além de pedais ajustáveis com memória. Em segurança, conta com 6 airbags, piloto automático adaptativo com frenagem automática, sistema de frenagem pós-colisão e assistente de permanência em faixa.
Já o pacote FX4 de proposta mais off-road soma diferencial traseiro blocante, amortecedores dianteiros com novo ajuste, amortecedores traseiros tipo monotubo, placas de proteção para o tanque de combustível, caixa de transferência e diferencial dianteiro, além de assistente de descida.
Nos EUA, a Ford F-150 pode usar motores 2.7 V6 turbo, 3.5 V6 turbo, 3.5 híbrido ou ainda o V8 5.0, da mesma família do Mustang. Na picape, o V8 entrega 405 cv e facilitaria a homologação da caminhonete no Brasil, uma vez que o propulsor já está presente por aqui. A questão é que a F-150 deixou de oferecer propulsores a diesel nos EUA com a apresentação da atual geração, então será difícil ver a opção, hoje reservada aos modelos F-250 ou superiores, sendo vendida aqui. A F-150 traz ainda tração nas 4 rodas com reduzida e câmbio automática de 10 marchas.
A nova Ram 3500 está começando a chegar às 55 lojas da marca no Brasil agora e será oferecida em 3 configurações: Laramie (R$ 484.990), Laramie Night Edition (R$ 509.990) e Long Horn Limited Edition (R$ 529.990). Com ela, a Ram reforça a aposta nos modelos de grande porte que mesclam luxo e capacidade. A diferença para entre a 3500 Laramie e a 2500 Laramie é de R$ 15.000.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista