Nesta semana você deve ter visto aqui no Motor1.com um recente flagra do novo Citroën C3 2023 rodando no nordeste do Brasil sem qualquer camuflagem. Agora a nova geração do hatch apareceu novamente sem qualquer disfarce em São Paulo (SP), mas dessa vez o flagra não foi registrado por um leitor, mas sim por este que lhe escreve. Com isso, podemos tirar algumas conclusões sobre o principal lançamento da Citroën neste ano no país.
Ao longo dos meses recebemos diversos flagras de leitores, com fotos do novo hatch de diversos ângulos. Porém, por mais que as imagens até agora fosse muito boas, ficava ainda a dúvida a respeito do porte do novo C3 2023. O flagra ocorreu na rodovia Castello Branco na capital paulista, e assim tive a oportunidade de ver ao vivo a nova geração do hatch, que se destaca pela suspensão mais alta – que deverá superar bem nossas ruas irregulares e imensas valetas. De qualquer forma, a Citroën não trata o novo C3 como “SUV”, mas sim como “um hatch com algo a mais”.
À primeira vista, o porte aparenta ser o mesmo de alguns hatches compactos abaixo dos 4 metros de comprimento, ou seja, modelos como Hyundai HB20 e Fiat Argo que medem, respectivamente, 3,94 metros e 3,99 m de comprimento. Até o momento, sabemos que o C3 indiano (que é o mesmo que será vendido no Brasil) terá 3,98 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos, proporções que encaixam nessa primeira impressão visual que tive ao avistar o novo hatch francês. O porta-malas promete capacidade de: 315 litros.
Uma análise mais atenta nas fotos, é possível ver uma boa área nas portas traseiras, o que sugere um bom espaço interno para um carro dessa categoria. Apesar das boas medidas da versão indiana, que ainda não temos certeza se serão as mesmas para o modelo nacional, resta saber como será a distribuição de espaço na cabine. O hatch tem um capô até que comprido, o que em tese poderia penalizar a área da cabine com um painel muito avançado, mas isso iremos descobrir somente no lançamento do novo C3 2023, algo que era esperado para abril e ainda não ocorreu. No entanto, não deverá passar desse semestre.
Além do porte, é possível notar que essa unidade é de alguma versão básica, já que apareceu com rodas de ferro (que deverão receber calotas no modelo fina), não trazendo faróis de neblina, os borrachões laterais com acabamento em branco e nem a carroceria bicolor. De contrapartida, mesmo na versão básica terá luzes diurnas de LED, repetidores de seta nos retrovisores e aparentemente a central multimídia com tela de 10" na cabine, que terá o sistema Citroën Connect Touchscreen, trazendo ainda suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos (via Wi-Fi). Ou seja, o melhor sistema deverá ser de série para todas as versões.
A motorização do novo Citroën C3 2023 ainda é dúvida. Criado especialmente para o modelo, o hotsite menciona a palavra “motores”. Isso deixa em aberto várias possibilidades, com o hatch podendo vir com o 1.6 quatro cilindros do atual Peugeot 208 de 118 cv e 15,5 kgfm, propulsor que também é usado pelo C4 Cactus. Graças à integração com a Stellantis, podemos apostar até no motor três cilindros 1.0 Firefly do Fiat Argo, que entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque. No caso do 1.6, o câmbio seria o mesmo automático de 6 marchas, enquanto o 1.0 do Argo seria combinado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
Com produção confirmada para a fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), o novo Citroën C3 2023 será o primeiro do grupo por aqui a ser feito com base na plataforma CMP (a mesma usada pelo Peugeot 208 fabricado na Argentina). No portfólio da marca, o porte compacto deverá posicioná-lo como opção de entrada em relação ao C4 Cactus. Assim, vai disputar mercado com rivais como Hyundai HB20, Fiat Argo e Chevrolet Onix.
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