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Flagra: Toyota Tacoma é testada com plataforma da nova geração da Hilux

Ambas as picapes usarão a arquitetura TNGA-F, que permitirá uso de conjuntos híbridos

Next-Generation Toyota Tacoma Spy Screenshot
03:18

Damos crédito à Toyota onde ele é devido. A montadora fez um trabalho muito bom ao camuflar a picape média Tacoma durante os testes. Esta é apenas a segunda vez que vemos os protótipos em público. E ainda estão bem escondidos sob uma camuflagem pesada.

O site TFLnow flagrou uma frota de Tacoma, cada uma delas coberta de ponta a ponta enquanto faziam uma pausa nos testes nas montanhas. Com as imagens, temos uma visão de perto de um protótipo, mostrando um escapamento lateral na traseira da picape em solução semelhante à Toyota Tundra. A câmera também mostra outro protótipo, capturando uma parte da grade que se assemelha consideravelmente à Tundra, que tem porte maior. 

Galeria: Picape elétrica da Toyota

Este flagra é importante também para o mercado brasileiro. Ainda no ano passado, a Toyota confirmou que a Tacoma (mais voltada para o mercado norte-americano) e a Hilux (global) utilizarão a mesma plataforma na próxima geração. Ambas têm porte médio e a unificação é justificável. A dupla renovada deve aparecer oficialmente entre 2023 e 2024 com a arquitetura TNGA-F, que estreou com a nova Tundra. Além de melhorias de dirigibilidade, ela permite o uso de conjuntos híbridos de motorização.

Toyota Tacoma 2020
Toyota Tacoma 2020

As opções de motor são um segredo bem guardado. A Tacoma atual oferece um 2.7 V6 160 cv ou 3.5 V6 de 280 cv. Acredita-se que um novo quatro cilindros turbo passará a ser opção, mas não está claro se ele será o único propulsor disponibilizado para a Tacoma. Para os mercados onde a Hilux tem motores a diesel como opção, ainda não está confirmado como ficará a motorização.

Picape elétrica da Toyota
Conceito de picape elétrica da Toyota

A estratégia aproximará Hilux e Tacoma pela primeira vez em quase 30 anos. Até meados dos anos 1990, as duas picapes eram bastante próximas tanto do ponto de vista estrutural quanto estético. A partir de 2005, porém, houve distanciamento e cada uma seguiu caminho próprio - a primeira com alcance global e segunda com foco voltado para a América do Norte. O mesmo aconteceu com SW4 e 4Runner, que chegaram a ser praticamente o mesmo carro até 2002.

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