Turner By-Van: veja a história da moto que tentou ser uma van de entregas
Será que alguém já tentou fazer com que uma Fiorino e uma Cg tivessem um filho? A resposta é sim
Você ouviu falar da montadora britânica Turner Manufacturing Company? Ao longo de sua surpreendente vida, ela operou em uma série de indústrias diferentes. Carros, máquinas ferramentas, motores a diesel, tratores, sistemas hidráulicos e caixas de câmbio de caminhões são apenas algumas das coisas que a Turner criou.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi um fornecedor crucial tanto de guinchos de recuperação quanto de trens de pouso de aeronaves. Ambos foram produzidos entre o final dos anos 1920 e até o final dos anos 1970. Mas isso é apenas um pequeno contexto sobre a empresa, e não estamos aqui para da companhia.
Em vez disso, estamos aqui para falar sobre as tentativas da Turner no segmento de veículos leves de entrega. Você já ouviu falar da Turner By-Van ou Tri-Van? Ambas foram criadas durante uma época em que os preços dos combustíveis estavam começando a aumentar e os pequenos negócios na Inglaterra estavam sentido o baque.
Como problemas modernos sempre exigem soluções modernas, a Turner queria combinar a eficiência e a simplicidade de uma motocicleta com uma van de entrega. Fez isso com duas iterações: a By-Van de duas rodas e a Tri-Van de três rodas, tudo isso no final dos anos 40.
O motor de By-Van e Tri-Van era inicialmente o mesmo encontrado na Royal Enfield Flying Flea, um monocilíndrico de 126 cm³ com ciclo dois tempos e capaz de entregar apenas 4,5 cv de potência. Só que ele era montado acima da roda dianteira pela Turner. O tanque de combustível era montado no guidão, colocando a maior parte do peso do veículo sem carga sobre a roda dianteira. Este projeto pode parecer estranho no início, mas a ideia aparentemente era maximizar o espaço de transporte.
De acordo com materiais de época, a By-Van tinha uma capacidade de carga de cerca de 76 kg. Enquanto isso, a Tri-Van conseguia carregar praticamente o dobro: 152 kg. A By-Van, aliás, não tinha nenhuma estrutura. A enorme área de carga servia como a arquitetura de suporte. Um folheto da empresa descreveu-o até mesmo como "o único veículo de entrega leve sem chassis".
Em algum momento, a Turner deixou de usar o motor da Royal Enfield e adotou o "Turner Tiger" de 148 cm³ também dois tempos. A partida era feita por meio de um punho no lado esquerdo do motor. A By-Van tinha uma caixa de duas velocidades operada por alavanca na mão direita, enquanto que a Tri-Van tinha uma caixa de três velocidades. A velocidade máxima era, segundo consta, de cerca de 50 km/h.
As carrocerias de aço prensado nestes veículos eram, sem dúvida, bastante pesadas, embora a Turner não divulgasse o peso para nenhum dos veículos. Mas o consumo era bom: 31,8 km/l, mas o tanque tinha somente 5,6 litros. Ela usava rodas de 15 polegadas, e freios bem pequenos. A By-Van veio com um cavalete central, enquanto um para-brisa montado no guidão estava disponível tanto para a By-Van quanto para a Tri-Van como opcional. Não está claro quantas Turner By-Van ou Tri-Vans foram vendidas. Apenas uma Tri-Van e duas By-Van sobreviventes são conhecidas.
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Após muita antecipação, a Harley-Davidson anunciou a chegada da Pan America para o mercado brasileiro. A primeira grande aventureira da história da marca norte-americana será oferecida como linha 2022 e em versão única, a Special, mais completa da linha. Seus preços partirão de R$ 143.800. O lote de lançamento sairá por R$ 139.995 até o final destas primeiras 120 unidades. Todas serão montadas em Manaus (AM) com peças importadas.
A Harley-Davidson Pan America foi lançada há mais de um ano para o mercado norte-americano e as primeiras unidades da inédita big trail da empresa começam a chegar às lojas brasileiras a partir do segundo semestre, com as vendas tendo início em julho, com as reservas tendo incício em 2 de maio. Sua missão por aqui é pegar uma fatia do seguimento das grandes aventureiras de luxo, que incluem a BMW R 1250 GS e a Ducati Multistrada V4S, recém-apresentada por aqui.
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