Até agora eram apenas rumores, mas a entrada da Porsche e da Audi na Fórmula 1 foi, pela primeira vez, confirmada oficialmente pelo CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess. O chefão do grupo alemão revelou que as duas marcas de luxo participarão da maior categoria do automobilismo mundial durante uma transmissão ao vivo chamada "Dialog with Diess" realizada em alemão na página oficial do Grupo VW no YouTube.
De acordo com a Reuters, a Porsche está procurando estabelecer uma parceria de longa data com a Red Bull Racing. Separadamente, a Audi quer entrar na F1 comprando a McLaren por aproximadamente € 500 milhões. Das duas marcas alemãs de ponta, Diess diz que a Porsche fez mais progressos em direção ao seu objetivo de entrar na F1.
A Porsche, que trabalhou com a Red Bull no Campeonato Mundial de Rally, não anunciou como planeja entrar na Fórmula 1. Mas há uma boa chance de que a empresa de Stuttgart se torne o fornecedor de motores para uma das equipes do campeonato.
"A Audi está disposta a pagar cerca de 500 milhões de euros pela aquisição da McLaren e assim também formalizar a sua entrada na Fórmula 1" , declarou à Reuters em março passado uma fonte familiarizada com o assunto, enquanto a Porsche tem intenção de estabelecer uma parceria de longo prazo com a equipe Red Bull.
A decisão ocorre enquanto a Volkswagen se prepara para uma possível listagem no mercado de ações da Porsche AG agendada para o quarto trimestre de 2022. No entanto, uma entrada na Fórmula 1 da Porsche e da Audi não é esperada tão cedo. Alguns rumores apontam para uma chegada prevista em 2026, no mínimo, com a estreia da eletrificação na Fórmula 1.
Embora a confirmação tenha sido dada por um executivo somente agora, o Motorsport.com Brasil já vem mostrando uma intensa movimentação na principal categoria do automobilismo mundial. Você pode conferir informações mais detalhadas sobre as negociações da Audi com a McLaren e também outras escuderias tentando impor limitações às novas marcas que estão chegando.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados