Ford perdeu US$ 3,1 bilhões no primeiro trimestre de 2022
Falta de componentes e paralisação das fábricas fez com que a marca ficasse abaixo da expectativa para o começo do ano
A Ford tem lançado produtos com alta procura nos Estados Unidos, como Bronco, Maverick e F-150 Lightning. No entanto, tem enfrentado problemas para conseguir atender às demandas, por falta de componentes e interrupções na produção, impedindo que um fabricante consiga ter um bom número de vendas. A Ford deixa isso claro no relatório financeiro do 1º trimestre, mostrando que o atraso nas entregas teve um impacto negativo.
A fabricante registrou uma receita de US$ 34,5 bilhões, embora a marca tenha perdido US$ 3,1 bilhões principalmente devido ao fim de sua parceria com a Rivian, que fez a Ford perder US$ 5,4 bilhões. O número certamente não é bem-vindo pela diretoria, pois representa uma queda significativa do lucro de US$ 3,3 bilhões do ano passado sobre os US$ 36,2 bilhões em receita registrada para o primeiro trimestre de 2021. A Ford também reporta US$ 2,3 bilhões em lucro antes dos juros e tributos (EBIT).
De janeiro até o final de março, a Ford entregou quase 970.000 veículos em todo o mundo, 9% menos do que ano atrás. No entanto, a empresa continua otimista que haverá menos problemas na cadeia de fornecimento no próximo trimestre. De fato, depois de ver grandes atrasos em janeiro e fevereiro, a Ford diz que a produção melhorou significativamente em março. O CEO da marca, Jim Farley, diz em uma declaração que a Ford está entrando no segundo trimestre de forma "extremamente saudável".
A montadora encerrou o primeiro trimestre do ano com US$ 29 bilhões em dinheiro total da empresa e US$ 45 bilhões em liquidez. Esses números não incluem a participação da Ford na Rivian, que caiu de US$ 10,6 bilhões no final de 2021 para US$ 5,1 bilhões em 31 de março.
A forte demanda por novos produtos Ford nos Estados Unidos apóia a empresa na manutenção de suas perspectivas para o ano todo - US$ 11,5 bilhões a US$ 12,5 bilhões em EBIT ajustado. Além disso, o fluxo de caixa livre ajustado para o ano está planejado entre US$ 5,5 bilhões e US$ 6,5 bilhões. Saberemos se as previsões da Ford para o segundo trimestre do ano foram verdadeiras quando a empresa divulgar seu relatório em 27 de julho.
Fonte: Ford via The Detroit News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?