Depois de o Motor1.com noticiar que as vendas de carros 0km no Brasil caíram mais de 23% e de uma quinzena relativamente fraca, as perspectivas para o segmento de motos também não estavam nada positivas. No entanto, os números de emplacamentos de veículos de duas rodas em março surpreenderam e cresceram 46,77%.
No mês passado, foram emplacadas 110.083 motocicletas novas no país. O número superou amplamente o registrado em fevereiro, que teve somente 75.004 unidades comercializadas. Apesar de março ter mais dias úteis que o mês anterior, ainda é um resultado a ser celebrado. Ainda mais considerando as dificuldades impostas pela pandemia e o anúncio da Yamaha de que iria diminuir a produção em Manaus (AM).
Entre as marcas, o panorama geral não mudou muito. A Honda continua sendo a grande força a ser batida no segmento de duas rodas. A empresa atingiu 74,99% de participação ao emplacar 82.554 unidades em março, 51,30% a mais que em fevereiro. A Yamaha ficou mais uma vez com a 2ª colocação ao ter 19.396 motos emplacadas no período, crescer 40,45% ante o mês anterior e ter 17,62% de participação.
Destaques positivos entre as montadoras ficaram com a Shineray e a Haojue. A primeira vem se mantendo firme como a terceira maior marca do Brasil. Em março, ela cresceu 48,92% e emplacou 1.857 unidades, ficando à frente da BMW. Já a Haojue subiu da 9ª para a 7ª colocação após ver suas vendas mais que dobrarem entre fevereiro e março.
Foram 705 unidades emplacadas no mês passado, alta de 104,35%. O lançamento mais recente da empresa foi a pequena aventureira NK 150 ABS, que pode ter ajudado no desempenho do mês. Entre as 10 marcas mais vendidas, apenas a Voltz viu retração. Mesmo assim, foi de apenas 1,53%. Todas as demais montadoras no top 10 tiveram crescimentos elevados.
POS. | MARCA | MAR. 22 (A) | % TOTAL | FEV. 22 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. FEV. |
1º | HONDA | 82.554 | 74,99% | 54.563 | 72,75% | 51,30% | 1º |
2º | YAMAHA | 19.396 | 17,62% | 13.810 | 18,41% | 40,45% | 2º |
3º | SHINERAY | 1.857 | 1,69% | 1.247 | 1,66% | 48,92% | 3º |
4º | BMW | 986 | 0,90% | 724 | 0,97% | 36,19% | 4º |
5º | KAWASAKI | 797 | 0,72% | 647 | 0,86% | 23,18% | 5º |
6º | ROYAL ENFIELD | 795 | 0,72% | 528 | 0,70% | 50,57% | 6º |
7º | HAOJUE | 705 | 0,64% | 345 | 0,46% | 104,35% | 9º |
8º | AVELLOZ | 673 | 0,61% | 465 | 0,62% | 44,73% | 8º |
9º | DAFRA | 553 | 0,50% | 319 | 0,43% | 73,35% | 10º |
10º | VOLTZ | 514 | 0,47% | 522 | 0,70% | -1,53% | 7º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL MOTOS | 110.083 | 100,00% | 75.004 | 100,00% | 46,77% | ... |
Vale destacar que, em março, apenas 2 motos entre as 20 mais vendidas viram os emplacamentos caírem perante fevereiro. Elas foram as Yamaha NMax e NEO 125. Além das mudanças na fábrica, a empresa também lançou recentemente a Fluo 125, terceira scooter da marca e que pode ter concentrado os esforços da empresa nas linhas de montagem neste primeiro momento.
O maior crescimento do período entre os modelos foi da Yamaha YBR 125 Factor, com 109,01%. Ainda assim, a street de entrada da empresa ficou somente na 17ª posição. A Honda Elite 125 cresceu 102,37% no período, mas está apenas na 11ª colocação. Dessa forma, a Honda PCX (5ª) é a única scooter a figurar no top 10 de vendas de motos em março. Vale destacar que a Yamaha tem 4 motos entre as 10 mais vendidas do mês.
POS. | MODELO | MAR. 22 (A) | % TOTAL | FEV. 22 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. FEV. |
1º | HONDA CG 160 | 29.742 | 27,02% | 19.194 | 25,59% | 54,95% | 1º |
2º | HONDA BIZ | 15.942 | 14,48% | 9.484 | 12,64% | 68,09% | 2º |
3º | HONDA POP 110I | 10.961 | 9,96% | 7.467 | 9,96% | 46,79% | 4º |
4º | HONDA NXR 160 | 9.459 | 8,59% | 8.230 | 10,97% | 14,93% | 3º |
5º | HONDA PCX 150 | 3.724 | 3,38% | 2.773 | 3,70% | 34,29% | 5º |
6º | HONDA CB 250F TWISTER | 3.393 | 3,08% | 2.237 | 2,98% | 51,68% | 7º |
7º | YAMAHA FAZER 250 | 3.135 | 2,85% | 2.155 | 2,87% | 45,48% | 8º |
8º | YAMAHA YBR 150 | 3.135 | 2,85% | 1.988 | 2,65% | 57,70% | 10º |
9º | YAMAHA XTZ 150 | 2.986 | 2,71% | 2.010 | 2,68% | 48,56% | 9º |
10º | YAMAHA YS150 FAZER | 2.916 | 2,65% | 1.841 | 2,45% | 58,39% | 11º |
11º | HONDA ELITE 125 | 2.386 | 2,17% | 1.179 | 1,57% | 102,37% | 13º |
12º | HONDA XRE 300 | 2.364 | 2,15% | 1.549 | 2,07% | 52,61% | 12º |
13º | HONDA XRE 190 | 1.971 | 1,79% | 1.033 | 1,38% | 90,80% | 15º |
14º | YAMAHA XTZ 250 | 1.917 | 1,74% | 1.071 | 1,43% | 78,99% | 14º |
15º | YAMAHA NMAX | 1.679 | 1,53% | 2.334 | 3,11% | -28,06% | 6º |
16º | HONDA ADV 150 | 1.266 | 1,15% | 976 | 1,30% | 29,71% | 16º |
17º | YAMAHA YBR 125 | 1.183 | 1,07% | 566 | 0,75% | 109,01% | 20º |
18º | SHINERAY XY50 | 1.108 | 1,01% | 755 | 1,01% | 46,75% | 18º |
19º | YAMAHA XMAX 250 | 785 | 0,71% | 423 | 0,56% | 85,58% | - |
20º | YAMAHA NEO 125 | 714 | 0,65% | 757 | 1,01% | -5,68% | 17º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL MOTOS | 110.083 | 100,00% | 75.004 | 100,00% | 46,77% | ... |
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