É mais do que conhecida a tradição da Audi em produzir peruas rápidas. Embora não seja a primeira marca a ter a ideia, as station wagons de Ingolstadt com o emblema RS da divisão Audi Sport têm inúmeros fãs espalhados ao redor do mundo. E a mais recente delas é a a Audi RS 6 Avant que é comercializada nos Estados Unidos desde 2020.
Ao mesmo tempo em que faz fama com a família RS com motores a combustão, a Audi está apostando no mercado de carros elétricos de alto desempenho, como visto em alguns modelos de E-Tron. O exemplo mais brilhante disso é o sedã-cupê RS e-Tron GT. O modelo cupê de quatro portas rebaixado entrega nada menos do que 645 cavalos de potência (475 kilowatts), enquanto sua aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 3 segundos.
Mais recentemente, a Audi está nos mostrando como poderiam ser as versões elétricas do A6 e A6 Avant com uma série de conceitos. A montadora também está destacando o potencial de desempenho destes modelos. Como exemplo, o A6 Avant e-Tron Concept tem 475 cavalos de potência (350 kilowatts) e 81,58 kgfm de torque.
Com isso em mente, é possível que a Audi produza uma versão RS do A6 Avant e-Tron? Oliver Hoffmann, diretor de operações e chefe de desenvolvimento técnico da Audi, respondeu a essa pergunta a partir de uma recente entrevista com o Top Gear. "Para mim, é muito claro que, quando apresentamos um A6 elétrico, ele tem que incluir também algumas versões de desempenho", disse Hoffmann.
Hoffmann acrescenta: "Em 2025 apresentaremos uma geração completamente nova de carros a combustão, desde híbrido-leve até os híbridos plug-in com maior autonomia elétrica e maior potência". Esta também é a base para a nossa próxima linha de modelos RS. Teremos em paralelo nosso portfólio com carros a gasolina com versões de desempenho e, por outro lado, alguns modelos de desempenho baseados em nossas plataformas EV (100% elétricas)".
Embora não seja um "sim" sólido da Audi, Hoffmann sugere que a marca das quatro argolas tem os meios para fazer uma RS 6 Avant elétrica se tornar realidade. Não há um prazo definido por enquanto, mas com base nas respostas do executivo, os modelos RS elétricos (ou eletrificados) estarão chegando mais cedo do que imaginamos.
Quanto ao A6 e-Tron, a Audi tem como meta lançar em 2023 o sedã-cupê e 2024 para a versão Avant.
Fonte: Top Gear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi revela novo Q6 Sportback com até 635 km de autonomia
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Flagra mostra a nova Audi RS5 Avant sendo testada em Nürburgring
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Cor mais copiada, Nardo Grey vira série especial para os Audi S6 e S7
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Audi apresenta o novo Q5 2025 ainda com opção diesel e vai a 367 cv