Sucesso nos anos 1980 e 1990, a Caloi Mobylette foi uma das antecessoras dos veículos pequenos voltados à mobilidade urbana. Ainda com pedais para ajudar o pequeno motor de 49 cm³ de ciclo 2 tempos, foi um dos ciclomotores de maior sucesso no mercado brasileiro. No entanto, estava ausente há anos do mercado.
Agora, a Caloi anunciou o retorno do nome Mobylette e, mais uma vez, será um veículo voltado para a mobilidade urbana. Porém, os tempos do ronco característico e da fumaça do motor 2 tempos ficaram de fato para trás. A nova Caloi Mobylette chega como uma bicicleta elétrica de pedal assistido.
“Trabalhar no projeto Mobyllete foi como um retorno ao passado, onde buscamos não só resgatar a experiência de mobilidade exercida pela Mobyllete nos anos 70, mas também trazer de volta características únicas que só um produto com mais de 50 anos pode ter. Todo o projeto buscou remeter a clássica Mobylette dos anos 70 mas sempre de forma modernizada, afinal não estamos falando de uma réplica ou releitura de um clássico, mas sim de um novo caminho para a mobilidade”, - Marcos Ribeiro, head de produto da Caloi.
A Mobylette renascida é montada a partir de um quadro de liga de alumínio, mas, diferente da original, tem garfo dianteiro e traseira rígidas. A parte de amortecimento fica a cargo mais das rodas de alumínio de 20 polegadas e os largos pneus com 4 polegadas de largura. Os freios são a disco em ambas as pontas com acionamento hidráulico e 160 mm de diâmetro.
Para movimentar a nova Caloi Mobylette, pode-se usar uma transmissão Shimano Microshift de 7 velocidades na roda traseira, ou ainda o motor elétrico de 350W de potência. Ele é alimentado por um conjunto de baterias de íon-lítio de 36V e 10,4 Ah. Para se ter uma ideia, o propulsor elétrico tem 4 kgfm de torque.
O motor pode ser operado por um acelerador ao lado do monitor do sistema elétrico e ainda pode ser ajustado em 3 níveis de entrega: Eco, Mid e High. A Caloi diz que a assistência elétrica pode ser acionada a qualquer momento e ocorre a velocidades de até 25 km/h, sendo essa a principal diferença para uma bicicleta elétrica convencional. A autonomia de acordo com a empresa chega a 30 km.
A nova Caloi Mobylette ainda traz de série para-lamas, retrovisores, bagageiro com capacidade de até 5 kg, farol frontal, lanterna traseira e buzina. A novidade está à venda em sites de e-commerce desde 16 de março, sendo cobrados R$ 9.199 por ela.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz