Audi Q6 2023: SUV gigante derivado do VW Atlas aparece na China
Grandalhão mede mais de 5 metros de comprimento e adota plataforma MQB Evo
Flagrado em testes pela primeira vez há exatamente um ano, o novo SUV de grande porte da Audi acaba de ser descoberto por completo. Batizado de Q6 (não confundir com o Q6 E-Tron, 100% elétrico), o modelo foi desenvolvido a partir da plataforma MQB Evo do Volkswagen Atlas e será vendido exclusivamente na China. Não à toa, vêm de lá as primeiras imagens e informações, vazadas por registros do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.
O projeto foi tocado em parceria com a SAIC, que mantém joint-venture com a VW na China. Ao todo, o Q6 mede 5.099 milímetros de comprimento, 2.014 mm de largura e 1.784 mm de altura, além de 2.980 mm de distância entre-eixos. No portfólio chinês da Audi, o grandalhão terá foco voltado para clientes de perfil familiar (espaço para 7 ocupantes) e será posicionado abaixo do Q7 (modelo de mesma proposta, porém com maior nível de refinamento técnico e sofisticação).
Galeria: Novo Audi Q6 2023 - China
No visual, as imagens revelam que a Audi oferecerá o Q6 com bastante personalização. Nesse sentido, serão ofertadas diversas opções de desenho e tamanho para as rodas (17 até 21 polegadas), diferentes grelhas para a grade e versões com logotipos escurecidos.
A plataforma é a mesma MQB Evo usada pelo Atlas/Teramont, além do Talagon (este o maior modelo construído sobre esta base, com 5,15 metros de comprimento). Já o primo Q7, mais refinado, adota a arquitetura MLB voltada para veículos com motores longitudinais.
Sob o capô, o Q6 contará sempre com motor 2.0 TFSI, mas com duas opções de potência: 231 cv de na configuração "40 TFSI" e 266 cv na variante "45 TFSI". Dados divulgados pelo MIIT indicam peso de 2.205 kg e velocidade máxima de 207 km/h.
Fonte: MIIT
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi toma frente e é 1ª a fechar fábrica; VW é dúvida
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro