Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, apresentou hoje o primeiro Jeep 100% elétrico. O SUV, menor do que o Renegade, será lançado no 1º semestre de 2023 e fez sua estreia durante a apresentação do plano estratégico da empresa até 2030. O objetivo deste utilitário, antecipado por duas imagens oficiais, é expandir as características da marca Jeep: "Capacidade, liberdade ao ar livre, diversão e estilo."
Como ainda falta muito para a fazer sua estreia, Tavares não comentou muito sobre o novo Jeep elétrico. As imagens feitas por computador mostram um modelo bem compacto que até lembra um pouco o Renegade, mas bem menos quadrado. A "grade" clássica da Jeep está ali, mas totalmente fechada apenas para criar uma identidade. Tem uma linha fina em LED na parte superior para iluminação diurna e os faróis normais logo abaixo.
A traseira traz um elemento do Renegade 2022, com as mesmas linhas em LED nas lanternas, porém com um acabamento preto no entorno. Um detalhe interessante é a maçaneta na coluna C para as portas traseiras, algo que a marca normalmente não usa. A linha do teto já deixa claro o parentesco com outros carros da Stellantis.
Segundo o plano da Stellantis, apresentado na época da fusão, todos os carros pequenos serão feitos com a plataforma CMP criada pelo Grupo PSA e que já serve de base para diversos carros da empresa, como Peugeot 208 e 2008, Citroën C3 e Opel Corsa. É uma escolha óbvia, já que a arquitetura está pronta e foi feita para ter versões elétricas, como será o caso do novo carro da Jeep.
Além deste pequeno SUV elétrico abaixo do Renegade, o CEO da Stellantis também confirmou que terá mais dos modelos totalmente elétricos, cobrindo todos os segmentos da marca, e que serão lançados até 2025. Um deles será mais orientado para o off-road, com algum próximo ao conceito Wrangler Magneto, enquanto o terceiro carro deve ser algo no segmento médio.
Este Jeep elétrico é uma pequena parte do plano da Stellantis até 2030. A empresa pretende tornar-se totalmente elétrica na Europa até 2030, enquanto 50% dos carros vendidos nos EUA nesta data serão VEs. A expectativa é passar dos atuais 19 carros elétricos para 45 em 2024 e mais de 70 em 2027.
O objetivo final é passar de 75 veículos elétricos da Stellantis até 2030, vendendo 5 milhões de unidades em todo o mundo. Cerca de 60 modelos elétricos serão destinados ao mercado europeu, enquanto outros 25 veículos chegarão aos EUA. A fabricante não falou muito sobre sua estratégia para o mercado sul-americano.
O primeiro passo da eletrificação da Jeep no Brasil deve ser feito ainda neste ano, com a chegada do Compass 4xe, versão híbrida plug-in que foi prometida em 2019. Espera-se que o novo Grand Cherokee também chegue ao país com uma motorização eletrificada, justificando o preço atual que o SUV já teria.
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