Há algumas semanas, um misterioso flagra na Coreia do Sul revelou que a General Motors trabalha em um novo SUV, porém com uma mistura com cupês. Será a primeira vez que a Chevrolet apostará neste segmento que já tem representantes nas mais diversas marcas. E, como apontado pela mídia sul-coreana, seria uma variante do Chevrolet Tracker. Agora o site GM Authority dá mais detalhes sobre o projeto.
Como esperado, este novo SUV cupê da GM terá um tamanho entre o Chevrolet Tracker e o Trailblazer, posição que será ocupada em alguns países que tem os dois modelos (como China), mas o foco será os mercados que não tem o Tracker, ao menos inicialmente. Tanto é que este carro ocupará o espaço atualmente ocupado pelo Chevrolet Trax, a geração anterior do Tracker, ainda vendida nos EUA), tornando-se o carro mais barato da empresa no país (agora que o Spark sairá de linha e o Malibu prepara seu adeus).
O GM Authority diz que o produto será feito com a plataforma VSS-F, a mesma usada pelo Tralblazer global (um SUV médio, ao invés de ser o utilitário da S10 como no Brasil). Esta arquitetura é considerada uma versão mais refinada da GEM, usada por Onix, Onix Plus e Tracker, e que a Chevrolet utiliza como base também para modelos da Buick.
Seu design seria bem próximo do Tracker, mas com uma pitada de estilo emprestada do novo Blazer (SUV inspirado no Camaro), algo que já era esperado – o Blazer virou a vitrine da identidade visual da Chevrolet, antecipando as linhas que seriam usados por outros carros da marca. O estilo do Tracker seria usado até no formato das janelas dianteiras e na inclinação da coluna A. A partir da coluna B, tudo muda com o teto começando a ficar inclinado e, de acordo com as fontes do GM Authority, seria algo parecido como o Audi Q5 Sportback.
Para ter um tamanho entre Tracker e Trailblazer, que medem 4,27 metros e 4,41 m, respectivamente, o novo SUV-cupê teria que ter algo em torno de 4,35 m. Assim, seria um pouco maior também do que o Trax vendido nos EUA, que tem 4,28 m. Na parte mecânica, o mais provável é que utilize o 1.2 turbo de três cilindros e 139 cv que já equipa o Buick Encore GX e o Chevrolet Trailblazer oferecidos por lá.
Caso sirva como uma opção mais estilosa ao Trailblazer, é capaz até que receba o 1.3 turbo de 156 cv do irmão maior. A transmissão seria uma CVT, pois a automática de 9 marchas é utilizada apenas pelas variantes com tração integral.
Veremos a versão cupê do Chevrolet Tracker no Brasil? Embora a possibilidade seja interessante, permitindo que a marca enfrente o futuro modelo da Fiat, a realidade não é tão boa assim. Por enquanto, fontes ligadas à marca negam veemente que este carro seria feito aqui ou na Argentina. Mas sabemos como o mercado funciona: novo SUV, estilo cupê, plataforma que permite sua produção por aqui... melhor esperar as cenas dos próximos capítulos.
Desenho: Brian Malczewski
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional