Londres, 7 de fevereiro: As estrelas da Fórmula 1, Max Verstappen e Lando Norris, conquistaram as principais honras no 36º Prêmio Autosport em Londres na noite do último domingo (6), enquanto o jantar de gala celebrou as conquistas da emocionante temporada de corridas de 2021.
Mais de 700 convidados estiveram presentes no prestigiado evento blue riband, fazendo um regresso bem-vindo depois que a Covid-19 obrigou a edição de 2020 a ser realizada virtualmente.
Verstappen foi eleito Piloto Internacional do Ano pelos leitores da Autosport, com Norris levando o prêmio de Piloto de Competição Britânico.
Norris é um antigo vencedor, juntamente à estrela da Mercedes George Russell, do Prêmio Jovem Piloto Aston Martin Autosport BRDC, que é ferozmente disputado todos os anos em uma árdua sessão de testes em Silverstone.
No domingo à noite, Zak O'Sullivan juntou-se a esses dois nomes na lista de honra neste prestigioso prêmio, ao lado de ex-ganhadores lendários como David Coulthard e Jenson Button. O'Sullivan recebeu £ 200 mil (cerca de R$ 1,41 milhões) em seu orçamento de corrida para 2022 e um teste em um carro da Aston Martin Aramco Cognizant F1.
A cerimónia de entrega dos prémios foi realizada na sua tradicional localização no Grosvenor House Hotel, entretendo algumas das mais reputadas personalidades do esporte a motor.
Os prêmios e vencedores do Autosport Awards 2021 foram:
O Prêmio de Pioneirismo e Inovação deste ano foi para Alejandro Agag por sua década de trabalho no lançamento e crescimento do automobilismo elétrico. Ele fundou a Extreme E e a Fórmula E, que está agora em sua oitava temporada e alcançou o status de Campeonato Mundial da FIA.
Ambas as categorias promovem veículos elétricos e impulsionam o desenvolvimento tecnológico em baterias e motores eletrificados. A Extreme E destaca as realidades das mudanças climáticas, correndo em lugares remotos sob risco do aquecimento global.
A novidade para o Autosport Awards deste ano foi a Medalha de Ouro Autosport, que representou uma vida inteira de serviço ao automobilismo e um legado duradouro. O prêmio inaugural foi entregue ao ex-presidente da FIA, Jean Todt, por seus serviços em três capítulos significativos na história do automobilismo; sucesso nos ralis e nas 24 Horas de Le Mans com a Peugeot, domínio da Fórmula 1 nos anos 2000 com Ferrari e Michael Schumacher e, mais recentemente, 12 anos como presidente da FIA, conduzindo uma agenda transformadora na governança do automobilismo e segurança rodoviária.
O Autosport Awards 2021 será transmitido na Sky Sports F1 na quarta-feira, 9 de fevereiro, às 16h30 no horário de Brasília.
A edição deste ano, Autosport Awards 2022, acontecerá no dia 4 de dezembro, também em Londres.
Max Verstappen, Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2021, disse: "Um grande obrigado a todos os fãs por me votarem como Piloto Internacional do Ano. Foi um ano muito intenso, mas o apoio que recebi foi incrível. Também gostaria de agradecer à Red Bull e à Honda por me fornecerem um carro vencedor. O objetivo final era vencer o mundial, e agora conseguimos é algo incrível".
Oliver Ciesla, CEO da Motorsport Network, empresa controladora da Autosport, disse: "Parabéns a Max, Lando, Jean, Alejandro e todos os outros vencedores. Que noite incrível tivemos no Autosport Awards. É ótimo ver tantos dos melhores da indústria se reunirem para celebrar um ano forte para o esporte. Foi um esforço tremendo para dar vida a este evento, com a incerteza contínua dada a pandemia. Obrigado a todos que fizeram disso uma realidade. Na Motorsport Network, nossa visão é ser a principal voz independente do mundo do automobilismo e esta prestigiosa noite demonstra mais uma vez nosso poder de convocação único em toda a indústria".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber