O câmbio manual parece destinado a desaparecer em um futuro próximo. Para reduzir o estresse (principalmente no uso urbano diário) e na tentativa de melhorar o consumo de combustível, os fabricantes estão apostando cada vez mais na transmissão automática, que já é a única opção para muitos modelos no mercado mundial (o que inclui o Brasil).
No entanto, aprece que ainda não chegou o momento da Ford se despedir desta tecnologia. Ao invés disso, poderia ser o momento da transmissão manual passar por uma evolução que, vale dizer, não é tão novidade assim.
A revista americana Musclecarsandtrucks.com descobriu uma patente registrada pela marca do oval azul nos Estados Unidos. Ao ler as descrições e observar os desenhos anexos arquivados no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (conhecido como USPTO), fica claro que a Ford está trabalhando em uma transmissão manual sem um pedal de embreagem. Mas em que sentido?
Basicamente, os carros equipados com este sistema manteriam a alavanca de câmbio e a capacidade de acionar manualmente as engrenagens. No entanto, não haveria pedal de embreagem, com isso a embreagem seria ativada eletronicamente por algum sistema. Desta forma, a ideia mesmo seria manter somente a sensação clássica das trocas de marchas, assim acabando com a preocupação de empurrar a alavanca com força para engatar as marchas.
A transmissão e a caixa de câmbio manteriam basicamente os mesmos componentes que uma caixa de câmbio manual tradicional. Além disso, a Ford teria previsto para alguns modelos um pedal de embreagem para mudanças de marcha mais rápidas, ou seja, para quem aprecia uma "tocada" realmente esportiva e totalmente conectada ao carro. Mas em situações mais "relaxadas", no entanto, o motorista poderia contar com a eletrônica cumprindo essa função da embreagem.
Um sistema deste tipo poderia ser usado para qualquer tipo de motor, tanto que o Musclecarsandtrucks.com especula uma possível estreia desse câmbio no Bronco ou nas versões esportivas ST do Fiesta e Focus. Não está fora de questão também que esta transmissão manual possa fazer sua primeira aparição no novo Mustang, que deverá ser lançado em 2023 - e que já foi flagrado em diversas fotos e vídeos nas últimas semanas.
Ao contrário dos dias de hoje em que os carros automáticos são bem comuns até em modelos compactos, em 1999 um veículo sem o pedal da embreagem era praticamente exclusivo de modelos mais caros e de motor grande. Porém naquele ano a Fiat lançava o Palio Citymatic, uma versão que, embora não fosse automática, dava a comodidade ao motorista por não ter o pedal de embreagem, embora o câmbio manual permanecesse presente por ali.
O hatch contava com um sistema dotado de atuador via cabo que efetuava o comando da embreagem quando o motorista movimentava a alavanca de câmbio. Ou seja, o motorista ainda tinha que cambiar, fazer as trocas de marcha de forma manual, mas de contrapartida a perna esquerda ficava lá parada, como num automático convencional. Olha só, o hatch da Fiat acabou sendo o precursor dos automatizados que viriam anos depois, com as famosas caixas com funcionamento mais próximo de um automático clássico (aqui não era preciso trocar marcha na alavanca) como o próprio Dualogic da marca, o Easytronic da GM e o i-Motion da VW.
Fonte: Musclecarsandtrucks.com
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