A partir de 1º de fevereiro de 2022, a Daimler AG se torna o Mercedes-Benz Group AG. Com essa alteração, a empresa reforça seu foco estratégico na indústria automotiva na qual a marca da estrela de três pontas se tornou mundialmente conhecida. Assim, a divisão de caminhões (chamada de Daimler Truck) fica separada, com os dois grupos distintos de atividades e futuro.
Essa grande mudança estreia depois da divisão de veículos comerciais pesados (caminhões) do grupo, agora chamado de Daimler Truck Holding AG, entrar para o mercado de ações na Bolsa de Valores de Frankfurt em dezembro de 2021. Assim, tanto a Daimler Truck Holding quanto a agora denominada Mercedes-Benz Group AG funcionam como empresas independentes, embora ainda continuem integrando o mesmo grupo. O Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Ola Källenius disse:
“A renomeação para Mercedes-Benz Group AG reforça o nosso foco estratégico. Ao fazê-lo, queremos deixar claro onde vemos o núcleo da nossa empresa – construir os automóveis mais desejáveis do mundo. A estrela da Mercedes sempre foi uma promessa para o futuro: mudar o presente para melhor. Queremos continuar esse legado de nossos fundadores, assumindo a liderança em mobilidade elétrica e softwares para veículos”.
Vale lembrar que antes mesmo dessa mudança, o grupo teve outros nomes ao longo de sua história. A Daimler-Benz começou sua história em 1926, quando a Benz & Co e a Daimler-Motoren-Gesellschaft fizeram uma fusão, tendo a Mercedes-Benz como sua estrela principal, com o perdão do trocadilho. O nome do grupo permaneceu por 72 anos, até 1998, ano em que a empresa alemã adquiriu a fabricante norte-americana Chrysler Corporation, passando a se chamar DaimlerChrysler. Dessa vez o casamento durou pouco, pois a montadora alemã vendeu a Chyrsler em 2007 e passou a se chamar Daimler AG – que por fim mudou em 2022 para Mercedes Group AG.
Enquanto a Daimler Truck será a empresa responsável pelas marcas de caminhões Mercedes-Benz Trucks, Internacional, Freightliner Trucks, Western Star, FUSO Trucks, BharatBenz Trucks e de ônibus Thomas Built Buses, a Mercedes-Benz AG será a empresa que cuidará da gama de automóveis e vans com as marcas Mercedes-Benz, Mercedes-AMG (esportivos), Mercedes-Maybach (ultra-luxo) e Mercedes-EQ (elétricos). No caso do Brasil, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada em janeiro de 2020 para seguir a estratégia global, focando assim nos negócios de Automóveis de luxo e Vans para o mercado nacional.
Além da renomeação da Daimler AG, a Daimler Mobility AG também muda de nome e agora atende sob o nome Mercedes-Benz Mobility AG. Este braço da empresa oferece serviços de mobilidade para automóveis e vans nas áreas de financiamento, leasing e seguros. A divisão de finanças e mobilidade permite ainda que os clientes da marca usem seus veículos por meio de modelos de aluguel e assinatura, gerenciamento de frota e serviços digitais para cobrança e pagamento.
Por fim, o Mercedes-Benz Group AG afirma que “como fabricante focado com a marca automotiva de luxo mais valiosa do mundo, o Grupo poderá desenvolver plenamente seu potencial econômico no futuro e explorar melhor seus pontos fortes”. Apesar do realinhamento do Grupo Daimler original, o Mercedes-Benz Group AG ainda detém uma participação minoritária de 35% na Daimler Truck Holding AG.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado