Na semana passada publicamos que o HB20X sairia de linha, como foi confirmado oficialmente pela Hyundai Motor Brasil por meio de uma nota oficial enviado à redação do Motor1.com Brasil. Lançado no segundo semestre de 2019 na atual geração, agora o aventureiro some literalmente do site da marca sul-coreana, o que em outras palavras quer dizer que suas vendas estão encerradas de vez.
Quando confirmou à nossa redação que o HB20X sairia de linha, a Hyundai foi perguntada sobre quantas unidades do aventureiro ainda estavam disponíveis para venda, porém a montadora respondeu que não conseguia informar, afirmando apenas que “seguem apenas as unidades disponíveis no estoque de cada concessionária". Dessa forma, aparece no site oficial da Hyundai Motor Brasil os modelos HB20, o sedã HB20S, o HB20 Sport, o Creta de nova geração e também o antigo, batizado como Creta Action. Estão presentes no site também o ix35, Tucson e Azera, além dos veículos comerciais HR e HD 80.
O HB20X saiu de linha porque era o modelo da gama com menor demanda, fora que a Hyundai vai concentrar esforços no restante da linha (o hatch HB20 e o sedã HB20S) e também na antiga geração do Creta. A explicação para a aposentadoria do HB20X do mercado também pode ser por conta do seu preço elevado na versão topo de linha Diamond, que chegava nos R$ 97.590 – preço muito próximo do Creta Action 1.6, vendido hoje por R$ 106.490.
Como havíamos dito na semana passada, na teoria a decisão de tirar o HB20X da jogada seria relacionada aos custos de adequação do motor 1.6 Flex de 130 cv ao Proconve L7 (lei de emissões que entrou em vigor em 2022), mas a opção da Hyundai em aposentar o HB20X tem a ver mesmo com a estratégia de priorizar a versão de entrada do Creta. Tanto que a versão Action, que mantém a geração anterior e segue equipada com o mesmo motor, recebeu os ajustes necessários para continuar em linha. Veja a nota da marca enviada no dia 24 de janeiro:
"Sobre o HB20X, a Hyundai Motor Brasil informa que concentrará as vendas da linha HB20 em seus modelos de maior demanda nas versões hatch (HB20) e sedã (HB20S), além das duas gerações do SUV Creta. O Creta Action, com motor 1.6, está em conformidade com a fase L7 do Proconve e seguirá sendo comercializado normalmente".
Com o fim das vendas do HB20X, o Creta Action se torna uma opção para quem procura um SUV compacto na faixa dos R$ 100 mil. O SUV de entrada da primeira geração segue à venda em versão única por R$ 106.490, vindo sempre equipado com o motor 1.6 flex aspirado de 130 cv a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4.500 quando abastecido com etanol, que trabalha junto de um câmbio automático de 6 marchas.
Entre os principais equipamentos traz ar-condicionado, rodas de liga-leve de 16 polegadas, retrovisores com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, sistema start-stop, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “um toque”, computador de bordo, piloto automático, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, sinalização de frenagem de emergência e rádio blueAudio
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil