A Honda acaba de confirmar no Brasil o início da comercialização em regime de pré-venda do City Hatchback. Conforme explica a marca, a partir de amanhã, 1º de fevereiro, clientes de todo o país já poderão reservar o modelo junto às mais de 200 concessionárias existentes. A chegada ao mercado acontece logo depois do Sedan e contempla duas versões: ELX e Touring. Os preços são de R$ 114.200 e R$ 122.600, respectivamente.
No portfólio da marca, o City Hatchback chega para suceder indiretamente o Fit, que não terá nova geração por aqui e logo se despedirá do mercado. Para tanto, aposta em atributos conhecidos do monovolume como amplo espaço interno (tem o maior entre-eixos entre os hatches compactos premium) e versatilidade. Neste ponto, inclusive, merece destaque o sistema Magic Seat de rebatimento dos bancos, que permite carregar até mesmo grandes objetos.
Ao todo, o City Hatchback mede 4,34 metros de comprimento, 1,748 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 metros de entre-eixos. Na prática, é 24,5 centímetros mais comprido que o Fit e tem entre-eixos 7 cm mais amplo. O novato leva vantagem também no espaço interno total com os bancos rebatidos, sendo capaz de acomodar até 1.168 litros de volume, contra 1.045 litros do primo. Perde, porém, no porta-malas com os bancos em posição normal: 268 litros, contra 363 litros.
Desde o modelo ELX, são de série itens como Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, espelhos retrovisores com rebatimento automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas. A versão Touring adiciona sensores de estacionamento dianteiros.
No quesito segurança, há assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.
Também na variante de topo Touring, é destaque a oferta do pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução Honda SENSING. Inclui piloto automático adaptativo ACC; sistema de frenagem para mitigação de colisão CMBS; sistema de assistência de permanência em faixa LKAS; sistema para mitigação de evasão de pista RDM e ajuste automático de farol AHB.
Sob o capô, o motor 1.5 16 válvulas DI DOHC i-VTEC é o mesmo do City Sedan. Produzido em alumínio, tem quatro-cilindros, aspiração natural, injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão. Entrega potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina, e trabalha sempre em conjunto com o câmbio automático CVT.
Em relação ao consumo, dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) indicam médias na cidade de 9,1/13,3 (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/14,8 km/l. Os números rendem ao modelo classificação A no PBE.
A paleta de cores é composta pela tonalidades Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio, Preto Cristal, Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno (perolizadas). Para todas as cores, o interior será preto.
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