No ano passado, muitas fabricantes tiveram problemas de produção e entregas devido a diferentes interrupções da indústria global. Algumas administraram melhor a crise, o que lhes deu uma vantagem sobre suas concorrentes. Parece que a Toyota acertou todos os pequenos detalhes e isto ajudou a marca japonesa a manter seu título de maior fabricante do mundo em vendas em 2021.
A Toyota acaba de anunciar seus resultados do ano passado e eles são bastante impressionantes, dada a atual situação de falta de chips. A fabricante conseguiu entregar um total de 10.495.548 veículos em todo o mundo no ano passado, vencendo confortavelmente o Grupo Volkswagen com suas 9.305.000 vendas de todas as marcas da empresa. Estes números representam um aumento de 10,1% sobre 2020 para a Toyota, enquanto a Volkswagen viu uma queda de 4,5% em suas entregas no mesmo período.
Em um comunicado de imprensa, a Toyota explica que "os efeitos da propagação da COVID-19 [em 2021] foram menos severos que em 2020", o que permitiu à empresa aumentar significativamente sua produção e vendas no ano passado. Entretanto, neste momento, é difícil para a indústria automotiva prever como as tendências de fornecimento de peças se desenvolverão durante os próximos 12 meses.
O Grupo Volkswagen, por sua vez, enfatizou o número de veículos elétricos que entregou no ano passado. Através de todas as suas marcas, a empresa quase dobrou suas entregas de modelos movidos por baterias chegando a 452.900 unidades em 2021, o que representa uma participação de 5,1% no total de entregas do conglomerado alemão no ano passado.
Apesar disso, uma reviravolta até pode acontecer. Tanto a General Motors quanto a Stellantis ainda não divulgaram seus números finais para 2021. No caso da GM, é difícil que ela passe a Toyota, já que perdeu a liderança em vendas nos EUA para a marca japonesa. E, como a GM se retirou da maioria dos mercados globais, o número final não deve crescer muito.
As vendas da Stellantis nos EUA também caíram 2% no ano passado para cerca de 1,8 milhões de veículos, apesar da força das marcas Jeep e Ram, o que provavelmente significa que a liderança da Toyota é segura. Entretanto, esperaremos pelos números completos da GM e da Stellantis até que possamos chegar a uma conclusão final.
Fonte: Toyota, Volkswagen Group
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape