Toyota supera VW e foi a marca mais vendida do mundo em 2021
Fabricante entregou cerca de 10,5 milhões de carros ao longo do ano passado
No ano passado, muitas fabricantes tiveram problemas de produção e entregas devido a diferentes interrupções da indústria global. Algumas administraram melhor a crise, o que lhes deu uma vantagem sobre suas concorrentes. Parece que a Toyota acertou todos os pequenos detalhes e isto ajudou a marca japonesa a manter seu título de maior fabricante do mundo em vendas em 2021.
A Toyota acaba de anunciar seus resultados do ano passado e eles são bastante impressionantes, dada a atual situação de falta de chips. A fabricante conseguiu entregar um total de 10.495.548 veículos em todo o mundo no ano passado, vencendo confortavelmente o Grupo Volkswagen com suas 9.305.000 vendas de todas as marcas da empresa. Estes números representam um aumento de 10,1% sobre 2020 para a Toyota, enquanto a Volkswagen viu uma queda de 4,5% em suas entregas no mesmo período.
Em um comunicado de imprensa, a Toyota explica que "os efeitos da propagação da COVID-19 [em 2021] foram menos severos que em 2020", o que permitiu à empresa aumentar significativamente sua produção e vendas no ano passado. Entretanto, neste momento, é difícil para a indústria automotiva prever como as tendências de fornecimento de peças se desenvolverão durante os próximos 12 meses.
O Grupo Volkswagen, por sua vez, enfatizou o número de veículos elétricos que entregou no ano passado. Através de todas as suas marcas, a empresa quase dobrou suas entregas de modelos movidos por baterias chegando a 452.900 unidades em 2021, o que representa uma participação de 5,1% no total de entregas do conglomerado alemão no ano passado.
Apesar disso, uma reviravolta até pode acontecer. Tanto a General Motors quanto a Stellantis ainda não divulgaram seus números finais para 2021. No caso da GM, é difícil que ela passe a Toyota, já que perdeu a liderança em vendas nos EUA para a marca japonesa. E, como a GM se retirou da maioria dos mercados globais, o número final não deve crescer muito.
As vendas da Stellantis nos EUA também caíram 2% no ano passado para cerca de 1,8 milhões de veículos, apesar da força das marcas Jeep e Ram, o que provavelmente significa que a liderança da Toyota é segura. Entretanto, esperaremos pelos números completos da GM e da Stellantis até que possamos chegar a uma conclusão final.
Fonte: Toyota, Volkswagen Group
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: picape da VW terá nova plataforma híbrida no Brasil
Volkswagen Nivus 2025 recebe 2º aumento e passa de R$ 160 mil
Volkswagen T-Roc Cabriolet é salvo após acordo e ficará em linha até 2027
Pelo 4º ano, Fiat é líder em vendas no mercado brasileiro
Teste VW Nivus Highline 2025: preço pelo design
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada
Já andamos: novo VW Taos 2025 evolui, mas ainda falta