Segundo maior mercado da América Latina, o México registrou crescimento de 6,8% nas vendas de veículos novos em 2021 – no Brasil, mercado mais importante, a evolução foi de apenas 1,21%. De acordo com a AMDA, associação mexicana de distribuidores de veículos, foram comercializadas no ano passado 1.014.680 unidades. Atrás apenas de 2020, este foi o pior resultado desde 2012.
Entre as montadoras, a Nissan conquistou a preferência de 203.918 consumidores e chegou ao 21º consecutivo como a nº 1 entre os mexicanos. O top 6, aliás, foi o mesmo de 2020, com a Chevrolet (127.300) – esta última com a maior retração do top 20 (-15%) - à frente de Volkswagen (98.436), Toyota (91.090), Kia (82.040) e FCA (54.414). A única novidade entre as primeiras foi a Mazda (46.901) à frente da Honda (42.819).
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
NISSAN |
203.918 |
20,1% |
194.427 |
20,5% |
4,9% |
1º |
2º |
CHEVROLET |
127.300 |
12,5% |
150.256 |
15,8% |
-15,3% |
2º |
3º |
VOLKSWAGEN |
98.436 |
9,7% |
99.750 |
10,5% |
-1,3% |
3º |
4º |
TOYOTA |
91.090 |
9,0% |
76.577 |
8,1% |
19,0% |
4º |
5º |
KIA |
82.040 |
8,1% |
73.620 |
7,7% |
11,4% |
5º |
6º |
FCA MÉXICO |
54.414 |
5,4% |
49.106 |
5,2% |
10,8% |
6º |
7º |
MAZDA |
46.901 |
4,6% |
46.117 |
4,9% |
1,7% |
8º |
8º |
HONDA |
42.819 |
4,2% |
47.982 |
5,1% |
-10,8% |
7º |
9º |
FORD |
40.763 |
4,0% |
37.162 |
3,9% |
9,7% |
9º |
10º |
HYUNDAI |
37.209 |
3,7% |
32.231 |
3,4% |
15,4% |
10º |
11º |
SUZUKI |
33.044 |
3,3% |
25.975 |
2,7% |
27,2% |
11º |
12º |
RENAULT |
28.218 |
2,8% |
25.516 |
2,7% |
10,6% |
12º |
13º |
SEAT |
20.942 |
2,1% |
15.032 |
1,6% |
39,3% |
13º |
14º |
MITSUBISHI |
17.872 |
1,8% |
10.447 |
1,1% |
71,1% |
16º |
15º |
MG |
16.358 |
1,6% |
710 |
0,1% |
2203,9% |
- |
16º |
MERCEDES-BENZ |
13.751 |
1,4% |
14.788 |
1,6% |
-7,0% |
14º |
17º |
BMW |
12.895 |
1,3% |
11.367 |
1,2% |
13,4% |
15º |
18º |
PEUGEOT |
11.353 |
1,1% |
9.637 |
1,0% |
17,8% |
18º |
19º |
AUDI |
9.416 |
0,9% |
9.834 |
1,0% |
-4,3% |
17º |
20º |
JAC |
8.203 |
0,8% |
4.271 |
0,4% |
92,1% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.014.680 |
100,0% |
950.063 |
100,0% |
6,8% |
O domínio da Nissan entre as marcas se refletiu no ranking de modelos. Com o Versa (69.775) no topo pelo 6º ano consecutivo, a japonesa ainda garantiu a dobradinha com a picape Frontier/NP300 (47.884) e o 4º lugar com o March (34.974). Último líder antes do Versa, o Chevrolet Aveo (37.039), em alta de quase 19%, foi o 3º, O VW Vento, com 29.380 unidades, completou o top 5.
Oitavo em 2020, o Kia Rio Sedan (25.369) subiu duas posições. Sem confirmação oficial de chegada ao Brasil, o Nissan Sentra em sua atual geração foi o preferido por 22.469 consumidores, 1/3 a mais do que no ano anterior. Terceiro colocado em 2020, o Chevrolet Beat perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para 8º.
Com crescimentos acima dos 20%, Toyota Hilux (16.635) e Kia Forte (14.380) – nome local do Cerato – completaram o top 10. A marca sul-coreana ainda emplacou o Seltos (14.080), 11º, como líder entre os SUVs e crossovers, à frente do Nissan Kicks (13.988) e do Honda HR-V (12.768). Presente no top 10 em 2020, o Chevrolet Onix (12.362) recuou mais de 50%.
Melhor estreante, o Chevrolet Captiva (10.761) foi o 18º. Em seu 1º ano completo, o VW Taos conquistou 9.567 consumidores e assegurou o 24º lugar. Destaque negativo com uma retração de quase 60%, o VW Jetta (8.774) despencou da 9ª para a 33ª colocação.
POS. |
MODELO |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
NISSAN VERSA |
69.775 |
6,9% |
68.013 |
7,2% |
2,6% |
1º |
2º |
NISSAN NP300 |
47.884 |
4,7% |
44.577 |
4,7% |
7,4% |
2º |
3º |
CHEVROLET AVEO |
37.039 |
3,7% |
31.219 |
3,3% |
18,6% |
5º |
4º |
NISSAN MARCH |
34.974 |
3,4% |
38.393 |
4,0% |
-8,9% |
4º |
5º |
VW VENTO |
29.380 |
2,9% |
26.767 |
2,8% |
9,8% |
6º |
6º |
KIA RIO SEDAN |
25.369 |
2,5% |
22.193 |
2,3% |
14,3% |
8º |
7º |
NISSAN SENTRA |
22.469 |
2,2% |
16.825 |
1,8% |
33,5% |
10º |
8º |
CHEVROLET BEAT |
19.265 |
1,9% |
41.782 |
4,4% |
-53,9% |
3º |
9º |
TOYOTA HILUX |
16.635 |
1,6% |
13.666 |
1,4% |
21,7% |
11º |
10º |
KIA FORTE |
14.380 |
1,4% |
11.825 |
1,2% |
21,6% |
14º |
11º |
KIA SELTOS |
14.080 |
1,4% |
12.768 |
1,3% |
10,3% |
12º |
12º |
NISSAN KICKS |
13.988 |
1,4% |
10.792 |
1,1% |
29,6% |
16º |
13º |
HONDA HR-V |
12.768 |
1,3% |
11.441 |
1,2% |
11,6% |
15º |
14º |
CHEVROLET ONIX |
12.362 |
1,2% |
25.283 |
2,7% |
-51,1% |
7º |
15º |
TOYOTA RAV4 |
11.731 |
1,2% |
10.015 |
1,1% |
17,1% |
17º |
16º |
HONDA CR-V |
11.537 |
1,1% |
11.877 |
1,3% |
-2,9% |
13º |
17º |
RENAULT KWID |
11.368 |
1,1% |
9.709 |
1,0% |
17,1% |
18º |
18º |
CHEVROLET CAPTIVA |
10.761 |
1,1% |
0 |
0,0% |
NOVO |
- |
19º |
SEAT IBIZA |
10.660 |
1,1% |
7.401 |
0,8% |
44,0% |
- |
20º |
CHEVROLET TRACKER |
10.389 |
1,0% |
6.487 |
0,7% |
60,2% |
- |
21º |
HYUNDAI CRETA |
10.025 |
1,0% |
8.634 |
0,9% |
16,1% |
24º |
22º |
MAZDA3 SEDAN |
10.020 |
1,0% |
9.143 |
1,0% |
9,6% |
20º |
23º |
KIA RIO HATCH |
9.880 |
1,0% |
6.821 |
0,7% |
44,8% |
- |
24º |
VW TAOS |
9.567 |
0,9% |
179 |
0,0% |
5244,7% |
- |
25º |
HYUNDAI GRAND I10 SEDAN |
9.427 |
0,9% |
7.264 |
0,8% |
29,8% |
- |
26º |
TOYOTA AVANZA |
9.302 |
0,9% |
7.132 |
0,8% |
30,4% |
- |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
9.266 |
0,9% |
7.059 |
0,7% |
31,3% |
- |
28º |
VW SAVEIRO |
9.253 |
0,9% |
6.957 |
0,7% |
33,0% |
- |
29º |
MAZDA CX-5 |
9.162 |
0,9% |
8.807 |
0,9% |
4,0% |
22º |
30º |
VW TIGUAN |
9.009 |
0,9% |
9.219 |
1,0% |
-2,3% |
19º |
31º |
VW POLO |
8.853 |
0,9% |
6.001 |
0,6% |
47,5% |
- |
32º |
MITSUBISHI L200 |
8.812 |
0,9% |
5.134 |
0,5% |
71,6% |
- |
33º |
VW JETTA |
8.774 |
0,9% |
20.711 |
2,2% |
-57,6% |
9º |
34º |
TOYOTA COROLLA |
8.770 |
0,9% |
8.127 |
0,9% |
7,9% |
26º |
35º |
CHRYSLER CREW CAB |
8.704 |
0,9% |
6.114 |
0,6% |
42,4% |
- |
36º |
TOYOTA SIENNA |
8.619 |
0,8% |
4.459 |
0,5% |
93,3% |
- |
37º |
VW VIRTUS |
8.552 |
0,8% |
6.769 |
0,7% |
26,3% |
- |
38º |
MAZDA CX-30 |
8.490 |
0,8% |
7.313 |
0,8% |
16,1% |
- |
39º |
KIA SPORTAGE |
8.372 |
0,8% |
8.168 |
0,9% |
2,5% |
25º |
40º |
SUZUKI SWIFT |
8.212 |
0,8% |
8.765 |
0,9% |
-6,3% |
23º |
41º |
FORD RANGER |
7.710 |
0,8% |
6.560 |
0,7% |
17,5% |
- |
42º |
SUZUKI ERTIGA |
7.487 |
0,7% |
5.781 |
0,6% |
29,5% |
- |
43º |
NISSAN X-TRAIL |
7.465 |
0,7% |
7.603 |
0,8% |
-1,8% |
29º |
44º |
MG5 |
7.291 |
0,7% |
375 |
0,0% |
1844,3% |
- |
45º |
HONDA CITY |
7.200 |
0,7% |
9.035 |
1,0% |
-20,3% |
21º |
46º |
CHRYSLER ATTITUDE |
7.046 |
0,7% |
6.357 |
0,7% |
10,8% |
- |
47º |
MG ZS |
6.758 |
0,7% |
198 |
0,0% |
3313,1% |
- |
48º |
VW T-CROSS |
6.690 |
0,7% |
5.961 |
0,6% |
12,2% |
- |
49º |
MAZDA 3 HATCH |
6.540 |
0,6% |
7.302 |
0,8% |
-10,4% |
- |
50º |
RENAULT DUSTER |
6.257 |
0,6% |
4.048 |
0,4% |
54,6% |
- |
Fontes: AMDA / Inegi
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