Entre dificuldades de abastecimento, novas gerações e mudanças de rumo para o mercado nacional, a Honda está promovendo uma série de mudanças em seu portfólio para o mercado nacional. O site brasileiro da marca já mostra Accord, CR-V e WR-V como "não disponíveis", enquanto o HR-V deve mudar em breve.
No caso do WR-V e do HR-V, a Honda confirmou que a produção dos modelos atuais foi encerrada e as vendas continuam somente até o final dos estoques. Com o fim da produção do Fit, o SUV menor também deixará o mercado, uma vez que usa uma variação modificada do monovolume. Já o HR-V teve a sua segunda geração apresentada na Europa e a novidade deve começar a ser produzida e vendida por aqui a partir do segundo semestre.
Já para Accord, que tinha pouco tempo de mercado, e CR-V, o problema é outro. As fábricas de onde os modelos são exportados para cá não estão dando conta do recado. Entre outros motivos, a Honda ainda sofre com dificuldades logísticas para conseguir componentes, fenômeno que afeta a indústria globalmente, e há longas filas de espera em vários mercados pelos modelos. Por conta disso, a importação de Accord e CR-V estaria temporariamente interrompida.
Em nota, a Honda do Brasil disse apenas que:
“Considerando os impactos da pandemia na indústria automotiva e a entrada em vigor das novas regras de emissões, no primeiro semestre de 2022, a Honda concentrará seus esforços na produção e venda dos recém-apresentados New City sedã e Hatchback.”
A segunda geração do Honda HR-V deve ser apresentada no Brasil "nos próximos meses" segundo a marca. A produção e as vendas terão início no segundo semestre de 2022. O modelo novo ficou um pouco maior e mais requintado. Isso nos leva a crer que a empresa possa subir o carro um degrau, levando a briga para o patamar do Jeep Compass, mesmo com as medidas do novo HR-V sendo menores.
O que já sabemos de fato é que o novo Honda HR-V não deverá seguir o caminho do Toyota Corolla Cross, ou seja, virá ainda sem opção de motorização híbrida. O atual propulsor 1.5 turbo que equipa a versão Touring deve permanecer sendo oferecida, provavelmente com uma nova calibração. Enquanto opções mais em conta, como o 1.8 ou o 2.0 aspirado, ainda sendo um mistério.
Ainda é difícil cravar o que podemos esperar da nova geração do Honda HR-V, pois muito ainda depende dos preços que a marca irá praticar. No entanto, o modelo deverá marcar uma evolução significativa do SUV, mas ainda sem atacar diretamente os concorrentes de porte médio.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Teste Honda CR-V Hybrid: o que você quer ou o que você precisa?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Honda CR-V recebe cinco estrelas em crash-teste europeu
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Semana Motor1.com: Novo CR-V, Tiggo 7 Sport, BYD Dolphin Mini e mais