A Renault acaba de oficializar no Brasil a chegada ao mercado do renovado Master 2023. Líder do segmento de furgões grandes no país há oito anos consecutivos, o modelo incorpora novidades já apresentadas na Europa e fica mais potente, equipado e seguro. O portfólio é composta pelas versões Furgão, Chassis, Vitré e Minibus, que podem ser configuradas em três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto.
No visual, destaque para nova grade frontal com design vertical, faróis redesenhados e agora luzes diurnas em LED (DRL), capô com novos vincos e para-choque dianteiro remodelado. No interior, são novos o volante (agora com design mais sofisticado e teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro) e a manopla de câmbio, que traz acabamento em preto brilhante.
Além disso, o quadro de instrumentos traz tela de 3,5” de TFT com diversas funções reunidas e, opcionalmente, é possível adicionar ao conjunto central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, bem como TV digital integrada.
Na lista de equipamentos, destaque para controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampas (HSA), sistema anti-capotamento (RMI), assistente de tração de reboque (TSM), assistente de aderência prolongada em partida (EGD), freios com ABS com auxílio à frenagem de urgência (AFU), controle adaptativo de carga (LAC) e sistema estabilizador de vento lateral (CWS).
Na opção Furgão, o Master 2023 possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm e 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto. Além disso, tem capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). São medidas que proporcionam área de carga total de 8 m³ (L1H1) até 13 m³ (L3H2).
A versão Vitré, por sua vez, traz os vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. Neste caso, conta com comprimento de 6.198 mm e altura de 2.492 mm. Já a versão Chassis traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e a possibilidade de receber implementos de até 18 m³. Por fim, a variante Minibus oferta 16 lugares e porta-malas de 1.000 litros – sem redução do número de ocupantes -, além de ar-condicionado com dutos laterais, bancos reclináveis em até 29º e iluminação individual.
Na mecânica, destaque para a nova geração do motor 2.3 dCi turbodiesel de quatro cilindros. Agora, o propulsor entrega 136 cv a 3.500 rpm (ganho de 6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm a 1.500 rpm (aumento de 16%). Além disso, o conjunto está até 30% mais econômico no uso urbano e 24% no ciclo combinado.
Rodando na cidade, é possível fazer até 10,4 km/l, o que representa economia de R$ 6.000 de combustível por ano, considerando um cliente que roda 50.000 quilômetros em 12 meses. Além disso, a nova motorização incorpora o sistema AdBlue de injeção de ureia para redução de poluentes.
O Master 2023 está disponível nas cores Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
VERSÃO | PREÇO |
Master Chassi Cabine | R$ 187.600 |
Master Furgão (L1 H1) | R$ 207.900 |
Master Gran Furgão (L2 H2) | R$ 216.000 |
Master Extra Furgão (L3 H2) | R$ 221.000 |
Master Vitré | R$ 225.600 |
Master Minibus Executive | R$ 281.300 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados