Confirmada, Ram 3500 será a picape diesel mais potente do Brasil
Motor Cummins turbodiesel gera 377 cv de potência e generosos 117,27 kgfm
Finalmente está revelado o lançamento mais esperado da Ram para este ano: é a nova Ram 3500, terceira picape da marca norte-americana que será vendida no Brasil, depois da chegada dos modelos 2500 turbodiesel e 1500 Rebel com motor V8 a gasolina nos últimos anos. Assim, a nova caminhonete 3500 virá com a missão de ocupar o topo da gama da fabricante no país.
A marca não revelou muitos detalhes, apenas uma foto do emblema localizado no capô com a inscrição 3500 Heavy Duty e também um vídeo teaser, que revela alguns detalhes da picape que tem visual praticamente igual ao da Ram 2500. Mas antes de falar de estilo, vale falar sobre o motor, que segundo a montadora eleva a Ram 3500 como a picape diesel mais potente do país. A “grandalhona” virá equipada com um motor seis cilindros turbodiesel, o famoso Cummins 6.7 que aqui rende 377 cv e generosos 117,27 kgfm de torque, ou seja, 12 cv e 6,63 kgfm a mais do que na Ram 2500.
Como anunciado no comunicado da fabricante, “a novidade vai entregar ainda mais força e capacidade”. E não duvidamos disso, pois o motor 6.7 turbodiesel mais potente tem disposição suficiente para carregar 1.752 kg e rebocar até 9 toneladas, ou 9.021 kg para ser mais preciso. Números que são “inigualáveis no Brasil”, de acordo com a marca. Na prática, a nova Ram 3500 supera as capacidades da Ram 2500, podendo carregar 664 kg de carga a mais e rebocar 1.160 kg adicionais.
Em relação ao visual, o vídeo teaser nos dá algumas pistas como os faróis com novo arranjo interno, com destaque para a nova assinatura com quatro pontos de luzes e projetores. Em uma parte rápida do vídeo ainda deu para ver que a grade dianteira contará com filetes horizontais, desenho de grade que está disponível nos Estados Unidos para a versão Limited Longhorn da Ram 3500 – configuração posicionada acima da Laramie por lá. O que pode dar uma pista de qual versão será vendida no Brasil. No mais, a “picapona” terá quatro pontos de luzes âmbar no teto.
Entre os itens de série, espere pela central multimídia Uconnect com tela vertical de 12 polegadas, que deverá vir com a atualização de conexões via Android Auto e Apple CarPlay feitas sem cabo, como na linha 2022 das irmãs 1500 e 2500. Pareamento de dois ao mesmo tempo, filtro de da cabine no padrão N95 e sistema de som Harman Kardon, tampa traseira com iluminação de LED e acabamento repleto de cromados também são esperados. Equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem e sensor de permanência em faixa com correção ativa devem ser de série.
Mais informações da nova Ram 3500 serão fornecidas dentro dos próximos dias, com a marca revelando que seu lançamento acontecerá nos próximos meses.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Ram 1500 Rebel fica até R$ 20.000 mais cara; 3500 também sobe de preço
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Ram revela a nova 3500 2023: veja os preços o que mudou
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Semana Motor1.com: lançamentos do Electric Days, Fiat Titano e mais