Em seu 1º ano fora da União Europeia, o Reino Unido registrou uma discretíssima evolução nas vendas de veículos novos em 2021. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, foram comercializadas 1.647.181 unidades, apenas 1% a mais do que em 2020. Este foi o 2º pior desempenho anual desde 1992.
Para os híbridos e elétricos, boas notícias: com 452.527 unidades, 59% a mais do que no ano anterior, os modelos responderam por quase 27,5% do total. Falando na disputa entre as montadoras, tivemos alguns destaques. Com 147.826 unidades, quase 30 mil a mais do que a 2ª colocada, a Volkswagen conquistou uma liderança inédita. A situação foi ainda mais impactante para o Grupo VW porque a Audi (117.953), 5ª em 2020, subiu três posições.
Numa briga acirradíssima pelo pódio, a BMW levou a melhor sobre a Ford por menos de 300 unidades (116.577 x 116.305) – a norte-americana, em queda de quase 24%, havia sido a nº 1 por lá de maneira ininterrupta desde 1968, segundo o Best Selling Cars Blog. Menção também para os avanços expressivos das sul-coreanas Kia (90.817) e Hyundai (69.680), esta última entrando no top 10.
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
147.826 |
9,0% |
148.338 |
9,1% |
-0,3% |
2º |
2º |
AUDI |
117.953 |
7,2% |
107.842 |
6,6% |
9,4% |
5º |
3º |
BMW |
116.577 |
7,1% |
115.476 |
7,1% |
1,0% |
3º |
4º |
FORD |
116.305 |
7,1% |
152.777 |
9,4% |
-23,9% |
1º |
5º |
TOYOTA |
100.895 |
6,1% |
91.793 |
5,6% |
9,9% |
7º |
6º |
MERCEDES-BENZ |
97.945 |
5,9% |
110.883 |
6,8% |
-11,7% |
4º |
7º |
VAUXHALL |
91.452 |
5,6% |
95.444 |
5,9% |
-4,2% |
6º |
8º |
KIA |
90.817 |
5,5% |
70.537 |
4,3% |
28,8% |
9º |
9º |
HYUNDAI |
69.680 |
4,2% |
47.507 |
2,9% |
46,7% |
13º |
10º |
NISSAN |
68.494 |
4,2% |
71.932 |
4,4% |
-4,8% |
8º |
11º |
PEUGEOT |
61.106 |
3,7% |
57.186 |
3,5% |
6,9% |
12º |
12º |
SKODA |
55.561 |
3,4% |
58.693 |
3,6% |
-5,3% |
10º |
13º |
LAND ROVER |
53.111 |
3,2% |
58.505 |
3,6% |
-9,2% |
11º |
14º |
VOLVO |
48.260 |
2,9% |
46.408 |
2,8% |
4,0% |
14º |
15º |
MINI |
45.756 |
2,8% |
46.109 |
2,8% |
-0,8% |
15º |
16º |
SEAT |
43.130 |
2,6% |
45.419 |
2,8% |
-5,0% |
16º |
17º |
TESLA* |
34.783 |
2,1% |
- |
- |
- |
- |
18º |
MG |
30.600 |
1,9% |
18.415 |
1,1% |
66,2% |
- |
19º |
CITROËN |
30.204 |
1,8% |
28.059 |
1,7% |
7,6% |
18º |
20º |
RENAULT |
29.836 |
1,8% |
42.740 |
2,6% |
-30,2% |
17º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
ACUMULADO |
1.647.181 |
100,0% |
1.631.064 |
100,0% |
1,0% |
No ranking de modelos, um momento histórico. Líder entre 2009 e 2020, o Ford Fiesta, que havia emplacado quase 50 mil unidades no ano anterior, desta vez sequer figurou entre os 10 primeiros. É a 1ª vez desde 1971 sem que um representante da marca comande a lista. A posição de honra, desta vez, coube ao Corsa (40.914), 1º Vauxhall no topo desde 1965 segundo o Best Selling Cars Blog.
Preferido por lá em três oportunidades ao longo do ano passado, o Tesla Model 3 assegurou a 2ª posição, com 34.783 unidades, garantindo o seu 1º top 10. Em seu posicionamento mais forte desde 1979, o Mini (31.792) – que havia sido o 7º há um ano – completou o pódio. Mesmo em baixa de quase 20%, o Mercedes Classe A (30.710) conquistou um inédito 4º lugar.
Em baixa de praticamente 30%, o Golf (30.240) foi superado pelo Polo (30.634) numa disputa interna da VW pelo 5º lugar. Com 29.922 unidades, o Nissan Qashqai chegou à 5ª liderança seguida entre os SUVs / crossovers, mas desta vez com pouco menos de 1,3 mil unidades à frente do Ford Puma (28.697). Atrás do Kia Sportage por menos de 200 unidades (27.611 x 27.415), o Toyota Yaris figurou entre os líderes pela 1ª vez.
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VAUXHALL CORSA |
40.914 |
2,5% |
46.439 |
2,8% |
-11,9% |
2º |
2º |
TESLA MODEL 3 |
34.783 |
2,1% |
- |
- |
- |
- |
3º |
MINI |
31.792 |
1,9% |
31.233 |
1,9% |
1,8% |
7º |
4º |
MERCEDES CLASSE A |
30.710 |
1,9% |
37.608 |
2,3% |
-18,3% |
5º |
5º |
VW POLO |
30.634 |
1,9% |
26.965 |
1,7% |
13,6% |
8º |
6º |
VW GOLF |
30.240 |
1,8% |
43.109 |
2,6% |
-29,9% |
3º |
7º |
NISSAN QASHQAI |
29.922 |
1,8% |
33.972 |
2,1% |
-11,9% |
6º |
8º |
FORD PUMA |
28.697 |
1,7% |
26.294 |
1,6% |
9,1% |
9º |
9º |
KIA SPORTAGE |
27.611 |
1,7% |
- |
- |
- |
- |
10º |
TOYOTA YARIS |
27.415 |
1,7% |
- |
- |
- |
- |
Em retração pela 6ª vez nos últimos 7 meses – a exceção foi novembro -, as vendas no Reino Unido ficaram abaixo das 110 mil unidades (108.596) pela 5ª vez em 2021, recuando 18,2% frente ao mesmo período do ano anterior segundo a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders).
A Tesla (9.612), que só havia liderado entre as montadoras uma única vez em abril de 2020, conquistou a posição de honra no apagar das luzes de 2021. VW (8.854) e Audi (7.647) repetiram a 2ª e 3ª posições de novembro, com a vice em queda de mais de 40% na comparação com o ano anterior. Em queda superior a 56%, a Ford (4.973) foi apenas a 10ª – não há registros recentes de posicionamento tão ruim para a norte-americana.
POS. |
MARCA |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TESLA* |
9.612 |
8,9% |
- |
- |
- |
2º |
VOLKSWAGEN |
8.854 |
8,2% |
15.635 |
11,8% |
-43,4% |
3º |
AUDI |
7.647 |
7,0% |
7.435 |
5,6% |
2,9% |
4º |
BMW |
6.420 |
5,9% |
10.305 |
7,8% |
-37,7% |
5º |
NISSAN |
6.365 |
5,9% |
7.124 |
5,4% |
-10,7% |
6º |
VAUXHALL |
6.097 |
5,6% |
7.283 |
5,5% |
-16,3% |
7º |
TOYOTA |
6.078 |
5,6% |
5.711 |
4,3% |
6,4% |
8º |
MINI |
5.924 |
5,5% |
4.101 |
3,1% |
44,5% |
9º |
MERCEDES-BENZ |
5.508 |
5,1% |
7.480 |
5,6% |
-26,4% |
10º |
FORD |
4.973 |
4,6% |
11.479 |
8,7% |
-56,7% |
11º |
HYUNDAI |
4.740 |
4,4% |
3.366 |
2,5% |
40,8% |
12º |
PEUGEOT |
4.544 |
4,2% |
5.386 |
4,1% |
-15,6% |
13º |
SKODA |
3.665 |
3,4% |
4.881 |
3,7% |
-24,9% |
14º |
VOLVO |
3.443 |
3,2% |
4.541 |
3,4% |
-24,2% |
15º |
KIA |
2.903 |
2,7% |
3.589 |
2,7% |
-19,1% |
16º |
LAND ROVER |
2.669 |
2,5% |
4.548 |
3,4% |
-41,3% |
17º |
PORSCHE |
2.221 |
2,0% |
2.180 |
1,6% |
1,9% |
18º |
RENAULT |
2.019 |
1,9% |
1.799 |
1,4% |
12,2% |
19º |
DACIA |
1.742 |
1,6% |
363 |
0,3% |
379,9% |
20º |
HONDA |
1.588 |
1,5% |
1.391 |
1,0% |
14,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
108.596 |
... |
132.682 |
... |
-18,2% |
Preferido há um ano e nº 1 também nos meses de junho e de setembro, o Tesla Model 3 avançou quase 66% nos últimos 12 meses e emplacou quase 10 mil unidades (9.612), seu novo recorde por lá. O resultado foi ainda mais impressionante quando vemos que o vice-líder Mini (4.625) – com crescimento ainda maior (+83%) – teve menos da metade das unidades do nº 1.
Preferido em 2021, o Vauxhall Corsa (2.608) completou o pódio em baixa (-14%). Com o Juke (2.270) à frente do Qashqai (2.122), a Nissan emplacou dois modelos no top 5. A marca ainda viu o elétrico Leaf em 10º, com 1.578 unidades. Com a maior retração em relação a 2020 (-40%), o Volvo XC40 (1.755) foi o 8º colocado.
POS. |
MODELO |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TESLA MODEL 3 |
9.612 |
8,9% |
5.798 |
4,4% |
65,8% |
2º |
MINI |
4.625 |
4,3% |
2.532 |
1,9% |
82,7% |
3º |
VAUXHALL CORSA |
2.608 |
2,4% |
3.029 |
2,3% |
-13,9% |
4º |
NISSAN JUKE |
2.270 |
2,1% |
- |
- |
- |
5º |
NISSAN QASHQAI |
2.122 |
2,0% |
3.109 |
2,3% |
-31,7% |
6º |
FORD PUMA |
1.827 |
1,7% |
2.600 |
2,0% |
-29,7% |
7º |
VAUXHALL MOKKA |
1.821 |
1,7% |
- |
- |
- |
8º |
VOLVO XC40 |
1.755 |
1,6% |
2.909 |
2,2% |
-39,7% |
9º |
PEUGEOT 2008 |
1.672 |
1,5% |
- |
- |
- |
10º |
NISSAN LEAF |
1.578 |
1,5% |
- |
- |
- |
Observação: Números da Tesla (*) considerando apenas as vendas do Model 3.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking