Segundo maior mercado mundial de veículos novos, os EUA tiveram um 2021 um pouco melhor do que o ano anterior. As 15.079.182 unidades registradas, segundo o site Marklines, representaram um leve avanço de 3,4% frente ao mesmo período de 2020. Além da melhora, o ano de 2021 trouxe um fato histórico na disputa entre as montadoras.
Após liderar o mercado ininterruptamente desde 2010, a Ford (1.804.824) foi superada pela Toyota (2.027.787), primeira estrangeira a comandar o mercado norte-americano. Distante das líderes, a Chevrolet (1.432.022) completou o pódio com uma retração de quase 18% e vendo cair para pouco mais de 120 mil unidades uma vantagem que havia sido superior a 530 mil em relação à Honda (1.309.222).
Com avanços próximos dos 20%, as sul-coreanas Hyundai (738.081) e Kia (701.416) subiram posições no ranking. Em 13º, a BMW (336.644) chegou ao 3º ano seguido como líder entre as premium, pouco mais de 7 mil à frente da rival Mercedes-Benz (329.574) – excluídas as vendas da linha comercial Sprinter, a vantagem supera as 60 mil unidades. 18ª, a Dodge (215.724) perdeu quase 20% de seus compradores.
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
TOYOTA |
2.027.787 |
13,4% |
1.837.885 |
12,6% |
10,3% |
2º |
2º |
FORD |
1.804.824 |
12,0% |
1.929.298 |
13,2% |
-6,5% |
1º |
3º |
CHEVROLET |
1.432.022 |
9,5% |
1.740.882 |
11,9% |
-17,7% |
3º |
4º |
HONDA |
1.309.222 |
8,7% |
1.209.805 |
8,3% |
8,2% |
4º |
5º |
NISSAN |
919.086 |
6,1% |
819.715 |
5,6% |
12,1% |
5º |
6º |
JEEP |
778.711 |
5,2% |
795.313 |
5,5% |
-2,1% |
6º |
7º |
HYUNDAI |
738.081 |
4,9% |
622.269 |
4,3% |
18,6% |
8º |
8º |
KIA |
701.416 |
4,7% |
586.105 |
4,0% |
19,7% |
10º |
9º |
RAM |
647.328 |
4,3% |
624.641 |
4,3% |
3,6% |
7º |
10º |
SUBARU |
583.810 |
3,9% |
611.938 |
4,2% |
-4,6% |
9º |
11º |
GMC |
482.437 |
3,2% |
515.311 |
3,5% |
-6,4% |
11º |
12º |
VOLKSWAGEN |
375.030 |
2,5% |
326.913 |
2,2% |
14,7% |
12º |
13º |
BMW |
336.644 |
2,2% |
278.732 |
1,9% |
20,8% |
14º |
14º |
MAZDA |
332.821 |
2,2% |
279.076 |
1,9% |
19,3% |
15º |
15º |
MERCEDES-BENZ |
329.574 |
2,2% |
325.915 |
2,2% |
1,1% |
17º |
16º |
TESLA* |
313.400 |
2,1% |
292.902 |
2,0% |
7,0% |
13º |
17º |
LEXUS |
304.475 |
2,0% |
275.040 |
1,9% |
10,7% |
16º |
18º |
DODGE |
215.724 |
1,4% |
267.328 |
1,8% |
-19,3% |
18º |
19º |
AUDI |
196.038 |
1,3% |
186.963 |
1,3% |
4,9% |
19º |
20º |
BUICK |
179.799 |
1,2% |
162.741 |
1,1% |
10,5% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
15.079.182 |
100,0% |
14.580.541 |
100,0% |
3,4% |
... |
No ranking de modelos, outro momento histórico: embora com o seu pior volume anual desde 2012 segundo o Best Selling Cars Blog, a Ford F-Series (726.004) chegou ao 40º ano consecutivo como o veículo mais vendido nos EUA e ao 45º ano como a picape preferida. Mostrando a força do segmento, Ram Pick-up (569.388) e Chevrolet Silverado (529.765) garantiram um pódio 100% pelo 8º ano seguido.
Com 407.739 unidades, o Toyota RAV4 lidera entre os veículos de passeio desde 2017, desta vez com mais de 46 mil unidades de vantagem sobre o Honda CR-V (361.271). Em 6º, o Toyota Camry (313.795) chegou ao 20º ano ininterrupto no topo entre os sedãs. Este, aliás, foi o 25º ano com modelos de marcas japonesas na liderança – o Ford Taurus, em 1996, foi o último representante genuinamente local.
Melhor Nissan na lista, o Rogue (285.602) retornou ao top 10, situação oposta à do Chevrolet Equinox (165.323), que caiu de 7º para 18º após três anos seguidos entre os líderes. Em mais um ano vendendo mais do que o rival Toyota Corolla (248.993), o Honda Civic (263.787) foi o 10º. Com a liderança entre modelos premium desde 2019, desta vez foi o Model Y (161.529) foi o destaque da Tesla.
Já o Model 3, que havia sido o 16º em 2020, despencou para o 30º lugar, com 121.610 unidades. Em alta superior a 60%, o Honda HR-V (137.090) subiu da 50ª para a 26ª posição. Em seu primeiro ano completo, o Ford Bronco Sport (108.169) foi o 36º. Atual carro-chefe da marca no Brasil, a Ranger (94.755), em baixa (-6,6%), foi a 42ª por lá.
POS. |
MODELO |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
FORD F-SERIES |
726.004 |
4,8% |
787.422 |
5,4% |
-7,8% |
1º |
2º |
RAM PICK-UP |
569.388 |
3,8% |
563.676 |
3,9% |
1,0% |
3º |
3º |
CHEVROLET SILVERADO |
529.765 |
3,5% |
595.184 |
4,1% |
-11,0% |
2º |
4º |
TOYOTA RAV4 |
407.739 |
2,7% |
430.387 |
3,0% |
-5,3% |
4º |
5º |
HONDA CR-V |
361.271 |
2,4% |
335.502 |
2,3% |
7,7% |
5º |
6º |
TOYOTA CAMRY |
313.795 |
2,1% |
294.348 |
2,0% |
6,6% |
6º |
7º |
NISSAN ROGUE |
285.602 |
1,9% |
227.935 |
1,6% |
25,3% |
12º |
8º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
264.444 |
1,8% |
209.786 |
1,4% |
26,1% |
15º |
9º |
TOYOTA HIGHLANDER |
264.128 |
1,8% |
212.276 |
1,5% |
24,4% |
14º |
10º |
HONDA CIVIC |
263.787 |
1,7% |
261.225 |
1,8% |
1,0% |
8º |
11º |
TOYOTA TACOMA |
252.520 |
1,7% |
238.806 |
1,6% |
5,7% |
10º |
12º |
TOYOTA COROLLA |
248.993 |
1,7% |
237.178 |
1,6% |
5,0% |
11º |
13º |
GMC SIERRA |
248.924 |
1,7% |
253.016 |
1,7% |
-1,6% |
9º |
14º |
FORD EXPLORER |
219.871 |
1,5% |
226.217 |
1,6% |
-2,8% |
13º |
15º |
JEEP WRANGLER |
204.610 |
1,4% |
201.311 |
1,4% |
1,6% |
17º |
16º |
HONDA ACCORD |
202.676 |
1,3% |
199.458 |
1,4% |
1,6% |
18º |
17º |
MAZDA CX-5 |
168.448 |
1,1% |
146.420 |
1,0% |
15,0% |
22º |
18º |
CHEVROLET EQUINOX |
165.323 |
1,1% |
270.994 |
1,9% |
-39,0% |
7º |
19º |
TESLA MODEL Y |
161.529 |
1,1% |
10.000 |
0,1% |
1515,3% |
- |
20º |
SUBARU FORESTER |
154.723 |
1,0% |
176.996 |
1,2% |
-12,6% |
20º |
21º |
SUBARU OUTBACK |
154.623 |
1,0% |
153.290 |
1,1% |
0,9% |
21º |
22º |
HYUNDAI TUCSON |
150.949 |
1,0% |
123.657 |
0,8% |
22,1% |
32º |
23º |
FORD ESCAPE |
145.415 |
1,0% |
178.496 |
1,2% |
-18,5% |
19º |
24º |
TOYOTA 4RUNNER |
144.696 |
1,0% |
129.052 |
0,9% |
12,1% |
26º |
25º |
HONDA PILOT |
143.062 |
0,9% |
123.813 |
0,8% |
15,5% |
33º |
26º |
HONDA HR-V |
137.090 |
0,9% |
84.027 |
0,6% |
63,1% |
50º |
27º |
NISSAN SENTRA |
127.861 |
0,8% |
94.646 |
0,6% |
35,1% |
21º |
28º |
SUBARU CROSSTREK |
127.466 |
0,8% |
119.716 |
0,8% |
6,5% |
35º |
29º |
HYUNDAI ELANTRA |
124.422 |
0,8% |
105.475 |
0,7% |
18,0% |
24º |
30º |
TESLA MODEL3 |
121.610 |
0,8% |
158.000 |
1,1% |
-23,0% |
16º |
31º |
CHEVROLET TRAVERSE |
116.250 |
0,8% |
125.546 |
0,9% |
-7,4% |
29º |
32º |
KIA FORTE |
115.929 |
0,8% |
84.997 |
0,6% |
36,4% |
- |
33º |
LEXUS RX |
115.320 |
0,8% |
101.059 |
0,7% |
14,1% |
42º |
34º |
HYUNDAI SANTA FE |
112.071 |
0,7% |
101.513 |
0,7% |
10,4% |
36º |
35º |
VW TIGUAN |
109.743 |
0,7% |
110.502 |
0,8% |
-0,7% |
43º |
36º |
FORD BRONCO SPORT |
108.169 |
0,7% |
5.120 |
0,0% |
2012,7% |
- |
37º |
TOYOTA SIENNA |
107.990 |
0,7% |
42.885 |
0,3% |
151,8% |
- |
38º |
CHEVROLET TAHOE |
106.030 |
0,7% |
88.238 |
0,6% |
20,2% |
46º |
39º |
NISSAN ALTIMA |
103.777 |
0,7% |
137.988 |
0,9% |
-24,8% |
23º |
40º |
FORD TRANSIT |
99.745 |
0,7% |
131.556 |
0,9% |
-24,2% |
25º |
41º |
CHRYSLER PACIFICA |
98.323 |
0,7% |
93.802 |
0,6% |
4,8% |
- |
42º |
FORD RANGER |
94.755 |
0,6% |
101.486 |
0,7% |
-6,6% |
- |
43º |
KIA SPORTAGE |
94.601 |
0,6% |
84.343 |
0,6% |
12,2% |
- |
44º |
KIA TELLURIDE |
93.705 |
0,6% |
75.129 |
0,5% |
24,7% |
- |
45º |
HYUNDAI SONATA |
93.142 |
0,6% |
76.997 |
0,5% |
21,0% |
- |
46º |
KIA K5 |
92.326 |
0,6% |
31.656 |
0,2% |
191,7% |
- |
47º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
90.161 |
0,6% |
34.292 |
0,2% |
162,9% |
- |
48º |
HYUNDAI KONA |
90.069 |
0,6% |
76.253 |
0,5% |
18,1% |
- |
49º |
JEEP GLADIATOR |
89.712 |
0,6% |
77.542 |
0,5% |
15,7% |
30º |
50º |
JEEP CHEROKEE |
89.126 |
0,6% |
135.855 |
0,9% |
-34,4% |
24º |
Observação: Números da Tesla (*) em 2021 são estimados.
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars Blog / Autonews / Carsalesbase / Marklines
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking