O grande momento comercial dos SUVs e crossovers no mercado brasileiro seguiu bem representado pelos modelos médios e grandes em 2021. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, as duas categorias, somadas, responderam por 170.782 emplacamentos, um avanço de quase 64% frente a 2020 (104.199).
Na faixa intermediária, o Compass não deu chances a nenhum adversário. Em seu 5º ano completo no mercado, o modelo produzido em Goiana (PE) alcançou 70.907 emplacamentos, seu novo recorde no período, suficientes para assegurar mais de 54% de participação. A situação só não foi ainda mais sossegada porque o Jeep ganhou dois importantes adversários no ano passado.
Somados, Corolla Cross e Taos emplacaram quase 42 mil unidades, embora o representante da Toyota tenha respondido por 34.249 unidades deste total e o VW, 7.732 unidades. Em seu 3º ano no mercado, o Caoa Chety Tiggo 7 (4.016) repetiu o 4º lugar de 2020, com potencial de melhorar o desempenho com a chegada da versão Pro no final de 2021.
A disputa pelo 5º lugar, no entanto, foi acirrada e vencida novamente pelo Hyundai ix35 (2.597). Muito próximos, Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory ficaram separados por menos de 100 unidades (2.323 x 2.231). Estreante em 2021, o Ford Bronco Sport (1.053) não mostrou o fôlego esperado e ficou atrás do Hyundai Tucson (1.550) e do Kia Sportage (1.192), modelos que há algum tempo já não se destacam comercialmente.
SUVs / Crossovers II |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
70907 |
54,18% |
52966 |
68,45% |
33,87% |
1º |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
34249 |
26,17% |
0 |
0,00% |
- |
- |
3º |
VW TAOS |
7732 |
5,91% |
0 |
0,00% |
- |
- |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
4016 |
3,07% |
2595 |
3,35% |
54,76% |
4º |
5º |
HYUNDAI IX35 |
2597 |
1,98% |
2583 |
3,34% |
0,54% |
5º |
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2323 |
1,77% |
2543 |
3,29% |
-8,65% |
6º |
7º |
FORD TERRITORY |
2231 |
1,70% |
1558 |
2,01% |
43,20% |
9º |
8º |
HYUNDAI TUCSON |
1550 |
1,18% |
2260 |
2,92% |
-31,42% |
7º |
9º |
KIA SPORTAGE |
1192 |
0,91% |
1625 |
2,10% |
-26,65% |
8º |
10º |
FORD BRONCO SPORT |
1053 |
0,80% |
0 |
0,00% |
- |
- |
11º |
TOYOTA RAV4 |
819 |
0,63% |
3221 |
4,16% |
-74,57% |
3º |
12º |
PEUGEOT 3008 |
670 |
0,51% |
1129 |
1,46% |
-40,66% |
11º |
13º |
HONDA CR-V |
420 |
0,32% |
390 |
0,50% |
7,69% |
12º |
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
318 |
0,24% |
4812 |
6,22% |
-93,39% |
2º |
15º |
MITSUBISHI ASX |
206 |
0,16% |
1160 |
1,50% |
-82,24% |
10º |
16º |
SUBARU XV |
205 |
0,16% |
149 |
0,19% |
37,58% |
13º |
17º |
SUBARU FORESTER |
174 |
0,13% |
147 |
0,19% |
18,37% |
14º |
18º |
JAC T60 |
172 |
0,13% |
142 |
0,18% |
21,13% |
15º |
19º |
JAC E-JS4 |
36 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
- |
20º |
SUBARU OUTBACK |
7 |
0,01% |
13 |
0,02% |
-46,15% |
17º |
21º |
CAOA EXEED LX |
3 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
22º |
CAOA EXEED VX |
3 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
23º |
DODGE JOURNEY |
1 |
0,00% |
84 |
0,11% |
-98,81% |
16º |
24º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
19º |
130885 |
100,00% |
77378 |
100,00% |
69,15% |
Entre os modelos maiores, nova liderança para um Toyota SW4 (13.641) que cresceu quase 50% nos últimos doze meses. Em seu 1º ano cheio, o Caoa Chery Tiggo 8 saltou da 6ª para a 2ª posição com uma média de quase 900 emplacamentos mensais (10.462). Lançado no fim do 2º semestre, o Jeep Commander (3.715) completou o pódio e já se mostra a grande ameaça à manutenção do reinado do SW4.
No compasso de espera para a chegada da versão reestilizada, o VW Tiguan (3.415) perdeu quase 60% de seus compradores. O Chevrolet Trailblazer (3.320), terceiro há um ano, parece ter perdido o fôlego para acompanhar os principais adversários. O Mitsubishi Pajero (2.080), agora sem contar com a versão Full, foi superado pelo Outlander (2.868) e caiu para 7º.
SUVs / Crossovers III |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
13641 |
34,19% |
9128 |
34,03% |
49,44% |
1º |
2º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
10462 |
26,22% |
1621 |
6,04% |
545,40% |
6º |
3º |
JEEP COMMANDER |
3715 |
9,31% |
0 |
0,00% |
- |
- |
4º |
VW TIGUAN |
3415 |
8,56% |
8298 |
30,94% |
-58,85% |
2º |
5º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
3320 |
8,32% |
2822 |
10,52% |
17,65% |
3º |
6º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
2868 |
7,19% |
1998 |
7,45% |
43,54% |
5º |
7º |
MITSUBISHI PAJERO |
2080 |
5,21% |
2103 |
7,84% |
-1,09% |
4º |
8º |
JEEP WRANGLER |
214 |
0,54% |
206 |
0,77% |
3,88% |
7º |
9º |
KIA SORENTO |
72 |
0,18% |
123 |
0,46% |
-41,46% |
9º |
10º |
FORD EDGE |
41 |
0,10% |
90 |
0,34% |
-54,44% |
12º |
11º |
JAC T80 |
30 |
0,08% |
23 |
0,09% |
30,43% |
14º |
12º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
15 |
0,04% |
121 |
0,45% |
-87,60% |
10º |
13º |
CHEVROLET SUBURBAN |
9 |
0,02% |
7 |
0,03% |
28,57% |
15º |
14º |
HYUNDAI SANTA FE |
7 |
0,02% |
114 |
0,43% |
-93,86% |
11º |
15º |
NISSAN PATHFINDER |
4 |
0,01% |
1 |
0,00% |
300,00% |
19º |
16º |
LIFAN X80 |
2 |
0,01% |
24 |
0,09% |
-91,67% |
13º |
17º |
FORD EXPLORER |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
18º |
18º |
PEUGEOT 5008 |
1 |
0,00% |
141 |
0,53% |
-99,29% |
8º |
39897 |
100,00% |
26821 |
100,00% |
48,75% |
Contra uma retração de quase 17% do mercado como um todo, os 19.418 SUVs e crossovers médios e grandes emplacados em dezembro representaram um avanço superior a 56% frente a 2020 e de quase 30% na comparação com novembro.
Entre os modelos médios, o líder Jeep Compass (6.668) voltou a emplacar mais de 6 mil unidades pela 7ª vez nos últimos oito meses – a exceção foi novembro (5.287) e se aproximou dos 50% de market share. Na disputa pela vice-liderança, o Toyota Corolla Cross (4.581) emplacou mais do que o triplo do VW Taos (1.462).
O Caoa Chery Tiggo 7 (213), que já havia perdido fôlego no mês anterior, desta vez ficou sob ameaça concreta do Mitsubishi Eclipse Cross (197) na disputa pela 4ª posição. O Ford Bronco Sport, com 130 unidades, repetiu a 6ª posição. Já a Ford Territory, preferido por 200 consumidores em novembro, desta vez foi apenas o 10º, com 71 unidades.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
6668 |
5287 |
6969 |
48,50% |
47,61% |
26,12% |
-4,32% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
4581 |
3454 |
0 |
33,32% |
31,10% |
32,63% |
- |
3º |
VW TAOS |
1462 |
936 |
0 |
10,63% |
8,43% |
56,20% |
- |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
213 |
423 |
384 |
1,55% |
3,81% |
-49,65% |
-44,53% |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
197 |
252 |
226 |
1,43% |
2,27% |
-21,83% |
-12,83% |
6º |
FORD BRONCO SPORT |
130 |
146 |
0 |
0,95% |
1,31% |
-10,96% |
- |
7º |
HYUNDAI IX35 |
121 |
109 |
271 |
0,88% |
0,98% |
11,01% |
-55,35% |
8º |
HYUNDAI TUCSON |
84 |
36 |
309 |
0,61% |
0,32% |
133,33% |
-72,82% |
9º |
KIA SPORTAGE |
78 |
69 |
120 |
0,57% |
0,62% |
13,04% |
-35,00% |
10º |
FORD TERRITORY |
71 |
200 |
289 |
0,52% |
1,80% |
-64,50% |
-75,43% |
11º |
HONDA CR-V |
52 |
54 |
3 |
0,38% |
0,49% |
-3,70% |
1633,33% |
12º |
TOYOTA RAV4 |
41 |
33 |
186 |
0,30% |
0,30% |
24,24% |
-77,96% |
13º |
PEUGEOT 3008 |
24 |
39 |
122 |
0,17% |
0,35% |
-38,46% |
-80,33% |
14º |
JAC T60 |
15 |
10 |
24 |
0,11% |
0,09% |
50,00% |
-37,50% |
15º |
CHEVROLET EQUINOX |
4 |
28 |
90 |
0,03% |
0,25% |
-85,71% |
-95,56% |
16º |
MITSUBISHI ASX |
4 |
15 |
50 |
0,03% |
0,14% |
-73,33% |
-92,00% |
17º |
JAC E-JS4 |
3 |
12 |
0 |
0,02% |
0,11% |
-75,00% |
- |
18º |
SUBARU FORESTER |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,02% |
-50,00% |
- |
13749 |
11105 |
9043 |
100,00% |
100,00% |
23,81% |
52,04% |
Já entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.568), embora em seu melhor momento em exatos cinco anos (1.666), perdeu a posição de honra para o Jeep Commander, pela 1ª vez acima das 2 mil unidades (2.185). Atrás apenas das 1.383 unidades de agosto, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.272) completou o pódio. Juntos, os três modelos representaram quase 90% do total da categoria.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMMANDER |
2185 |
1085 |
0 |
38,54% |
27,91% |
101,38% |
- |
2º |
TOYOTA SW4 |
1568 |
1215 |
1283 |
27,66% |
31,25% |
29,05% |
22,21% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1272 |
972 |
650 |
22,44% |
25,00% |
30,86% |
95,69% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
289 |
176 |
404 |
5,10% |
4,53% |
64,20% |
-28,47% |
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
198 |
234 |
268 |
3,49% |
6,02% |
-15,38% |
-26,12% |
6º |
MITSUBISHI PAJERO |
96 |
80 |
276 |
1,69% |
2,06% |
20,00% |
-65,22% |
7º |
VW TIGUAN |
37 |
85 |
475 |
0,65% |
2,19% |
-56,47% |
-92,21% |
8º |
JEEP WRANGLER |
16 |
34 |
3 |
0,28% |
0,87% |
-52,94% |
433,33% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
6 |
4 |
2 |
0,11% |
0,10% |
50,00% |
200,00% |
10º |
FORD EDGE |
1 |
2 |
13 |
0,02% |
0,05% |
-50,00% |
-92,31% |
11º |
KIA SORENTO |
1 |
1 |
7 |
0,02% |
0,03% |
0,00% |
-85,71% |
5669 |
3888 |
3381 |
100,00% |
100,00% |
45,81% |
67,67% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição