Quando a Toyota mostrou o teaser do conceito GR GT3 e "hardcore" GR Yaris na semana passada, ela certamente chamou nossa atenção. Dos dois, o GRMN Yaris é a estrela, e não apenas porque é aquele que você pode realmente comprar se morar no Japão. Tecnicamente falando, apenas 500 pessoas vão comprar um, mas ainda é algo que você pode ver em público, especialmente em pistas de corrida ou etapas de rali.
Em primeiro lugar, eis o que você precisa saber. O GRMN Yaris é mais leve, mais rígido e mais afiado, mas surpreendentemente, não mais potente. Seu motor 1.6 turbo de três cilindros ainda tem a mesma potência de 268 cv disponível no Japão, como o GRMN Yaris será. Em vez disso, as atualizações se concentram na redução de peso, enrijecimento da carroceria, relação de câmbio mais curtas e ajustes estéticos para garantir que ninguém confunda este carro com um hatchback normal, a menos que você opte pelo Pacote de Circuito, sobre o qual falaremos mais daqui a pouco.
O que são exatamente estas mudanças? A Toyota diz que o GRMN Yaris é 20 kg mais leve e, ao mesmo tempo, tem uma rigidez maior na carroceria. A fibra de carbono é usada para o capô, teto e spoiler traseiro, e o banco traseiro também é removido. Para maior resistência, há mais 565 pontos de solda em comparação com o GR Yaris. A versão GRMN também é um pouco mais larga e baixa e apresenta um câmbio manual de 6 marchas com relações de transmissão mais próximas. Um diferencial mecânico de deslizamento limitado também está no pacote.
É isso que se obtém com o Yaris GRMN padrão. Para aqueles que procuram um pouco mais de ação, o Circuit Package atualiza a suspensão com amortecedores Bilstein ajustáveis, freios maiores, rodas especiais de 18" e exterior com saias laterais e um spoiler frontal. No entanto, apenas 50 destes pacotes serão oferecidos para venda. Compare isso com o Rally Package, que a Toyota lista como uma opção instalada pelo revendedor para qualquer Yaris GRMN. Ele inclui um conjunto de amortecedores GR e um conjunto de bieletas estabilizadoras curtas, um conjunto GR no inferior e uma barra anti-torção GR.
A Toyota também oferecerá pelo menos algumas das atualizações do GMRN Yaris separadamente para os proprietários de GR Yaris. Quanto à edição GRMN, as reservas estão abertas agora através de um sistema de loteria, uma vez que apenas 500 estão disponíveis. As entregas começam no verão e os preços começam em ¥7.317.000.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida