Quando a Toyota mostrou o teaser do conceito GR GT3 e "hardcore" GR Yaris na semana passada, ela certamente chamou nossa atenção. Dos dois, o GRMN Yaris é a estrela, e não apenas porque é aquele que você pode realmente comprar se morar no Japão. Tecnicamente falando, apenas 500 pessoas vão comprar um, mas ainda é algo que você pode ver em público, especialmente em pistas de corrida ou etapas de rali.
Em primeiro lugar, eis o que você precisa saber. O GRMN Yaris é mais leve, mais rígido e mais afiado, mas surpreendentemente, não mais potente. Seu motor 1.6 turbo de três cilindros ainda tem a mesma potência de 268 cv disponível no Japão, como o GRMN Yaris será. Em vez disso, as atualizações se concentram na redução de peso, enrijecimento da carroceria, relação de câmbio mais curtas e ajustes estéticos para garantir que ninguém confunda este carro com um hatchback normal, a menos que você opte pelo Pacote de Circuito, sobre o qual falaremos mais daqui a pouco.
O que são exatamente estas mudanças? A Toyota diz que o GRMN Yaris é 20 kg mais leve e, ao mesmo tempo, tem uma rigidez maior na carroceria. A fibra de carbono é usada para o capô, teto e spoiler traseiro, e o banco traseiro também é removido. Para maior resistência, há mais 565 pontos de solda em comparação com o GR Yaris. A versão GRMN também é um pouco mais larga e baixa e apresenta um câmbio manual de 6 marchas com relações de transmissão mais próximas. Um diferencial mecânico de deslizamento limitado também está no pacote.
É isso que se obtém com o Yaris GRMN padrão. Para aqueles que procuram um pouco mais de ação, o Circuit Package atualiza a suspensão com amortecedores Bilstein ajustáveis, freios maiores, rodas especiais de 18" e exterior com saias laterais e um spoiler frontal. No entanto, apenas 50 destes pacotes serão oferecidos para venda. Compare isso com o Rally Package, que a Toyota lista como uma opção instalada pelo revendedor para qualquer Yaris GRMN. Ele inclui um conjunto de amortecedores GR e um conjunto de bieletas estabilizadoras curtas, um conjunto GR no inferior e uma barra anti-torção GR.
A Toyota também oferecerá pelo menos algumas das atualizações do GMRN Yaris separadamente para os proprietários de GR Yaris. Quanto à edição GRMN, as reservas estão abertas agora através de um sistema de loteria, uma vez que apenas 500 estão disponíveis. As entregas começam no verão e os preços começam em ¥7.317.000.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'