O mercado brasileiro encerrou o ano de 2021 em situação menos dramática do que em 2020. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados hoje (06/01) pela Fenabrave, no ano passado foram registrados 1.974.431 veículos novos, apenas 1,21% a mais do que nos doze meses anteriores.
Segundo José Maurício Andreta Júnior, presidente eleito da entidade para o triênio 2022-2024, “o ano de 2021 foi complexo, em diversos aspectos. Ainda vivemos uma crise global, de abastecimento de insumos e componentes na indústria, e novos desafios têm surgido para o setor, como os constantes aumentos nas taxas de juros, que vêm impactando nos financiamentos. Ainda assim, conseguimos fechar o ano de 2021 com o 12º melhor resultado, desde 1957”.
A situação poderia ter sido melhor. De acordo com o executivo, “nosso mercado tinha potencial para absorver cerca de 20% mais veículos do que os comercializados no ano passado”. A crise global de abastecimento de componentes foi a grande responsável pelo “freio”. Para este ano, a expectativa é de uma evolução geral na casa dos 5%.
Líder ininterrupta entre as montadoras desde 2016, a Chevrolet (242.108) foi a mais afetada pela crise e encerrou 2021 na terceira posição, com quase 29% menos veículos nas ruas. Terceira nos últimos anos, a Fiat (431.035) se aproveitou e garantiu a posição de honra com quase 130 mil unidades à frente da Volkswagen (302.270).
Com 184.284 unidades, a Hyundai se manteve na quarta posição. Cerca de 30 mil unidades atrás no ranking de 2020, a Toyota (172.945) encurtou sua desvantagem para menos de 12 mil. Sexta, a Jeep se aproximou dos 150 mil emplacamentos (148.763). Renault (127.592) e Honda (81.446), ambas com leves retrações, vieram na sequência, com a Nissan (64.929) subindo uma posição.
Praticamente dobrando as vendas de 2020, a Caoa Chery (39.747) assegurou seu 1º top 10. Com produção nacional encerrada oficialmente em janeiro, a Ford (37.778) perdeu quase ¾ de seus compradores. Peugeot (29.549) e Citroën (23.354), com reforço de vendas diretas, também se destacaram com fortes altas. A BMW, com 14.522 unidades, foi a líder entre as marcas premium pelo 3º ano seguido.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2021 |
PART. 2021 (%) |
TOTAL 2020 |
PART. 2020 (%) |
% VARIAÇÃO (2021/2020) |
1º |
FIAT |
431.035 |
21,83% |
321.836 |
16,50% |
33,93% |
2º |
VW |
302.270 |
15,31% |
327.683 |
16,80% |
-7,76% |
3º |
CHEVROLET |
242.108 |
12,26% |
338.549 |
17,35% |
-28,49% |
4º |
HYUNDAI |
184.284 |
9,33% |
167.443 |
8,58% |
10,06% |
5º |
TOYOTA |
172.945 |
8,76% |
137.876 |
7,07% |
25,44% |
6º |
JEEP |
148.763 |
7,53% |
110.159 |
5,65% |
35,04% |
7º |
RENAULT |
127.592 |
6,46% |
131.624 |
6,75% |
-3,06% |
8º |
HONDA |
81.446 |
4,13% |
84.122 |
4,31% |
-3,18% |
9º |
NISSAN |
64.929 |
3,29% |
61.056 |
3,13% |
6,34% |
10º |
CAOA CHERY |
39.747 |
2,01% |
20.089 |
1,03% |
97,85% |
11º |
FORD |
37.778 |
1,91% |
139.255 |
7,14% |
-72,87% |
12º |
PEUGEOT |
29.549 |
1,50% |
13.477 |
0,69% |
119,26% |
13º |
CITROËN |
23.354 |
1,18% |
13.476 |
0,69% |
73,30% |
14º |
MITSUBISHI |
20.633 |
1,05% |
17.317 |
0,89% |
19,15% |
15º |
BMW |
14.522 |
0,74% |
12.429 |
0,64% |
16,84% |
16º |
VOLVO |
8.277 |
0,42% |
7.701 |
0,39% |
7,48% |
17º |
MERCEDES-BENZ |
7.154 |
0,36% |
9.188 |
0,47% |
-22,14% |
18º |
AUDI |
6.260 |
0,32% |
6.953 |
0,36% |
-9,97% |
19º |
LAND ROVER |
5.169 |
0,26% |
4.620 |
0,24% |
11,88% |
20º |
KIA |
5.043 |
0,26% |
5.981 |
0,31% |
-15,68% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.974.431 |
100,00% |
1.950.754 |
100,00% |
1,21% |
O mês de dezembro foi o melhor de 2021 no país. Os 193.555 emplacamentos de veículos novos representaram uma evolução superior a 20% frente a novembro, mas na comparação com o mesmo período de 2020 a queda chegou a praticamente 17%.
Menos de duas mil unidades à frente da Chevrolet (33.684), a Fiat (35.461) liderou em todos os meses do ano. Com a maior retração entre as dez primeiras, a VW (27.657) completou o pódio. Em alta de quase 21% sobre novembro, a Toyota (18.882) mais uma vez ficou à frente da Hyundai (17.213). Além da marca japonesa, apenas a Caoa Chery (3.699) avançou entre as 10 primeiras (+16,4%).
Ambas acima dos 3 mil emplacamentos, Peugeot (3.506) e Citroën (3.087) tiveram seus melhores momentos no ano. 13ª, a Ford (2.620) perdeu quase 85% de seus compradores de 2020. Destaque para a Land Rover (575), que mais do que duplicou suas vendas.
POS. |
MARCA |
DEZ 21 (A) |
PART. |
NOV 21 (B) |
DEZ 20 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
35.461 |
18,32% |
30.694 |
39.745 |
15,53% |
-10,78% |
2º |
CHEVROLET |
33.684 |
17,40% |
28.430 |
42.214 |
18,48% |
-20,21% |
3º |
VW |
27.657 |
14,29% |
21.689 |
37.675 |
27,52% |
-26,59% |
4º |
TOYOTA |
18.882 |
9,76% |
14.269 |
15.639 |
32,33% |
20,74% |
5º |
HYUNDAI |
17.213 |
8,89% |
14.062 |
21.235 |
22,41% |
-18,94% |
6º |
RENAULT |
14.123 |
7,30% |
9.744 |
15.236 |
44,94% |
-7,31% |
7º |
JEEP |
13.168 |
6,80% |
10.643 |
14.851 |
23,72% |
-11,33% |
8º |
HONDA |
7.127 |
3,68% |
5.807 |
9.646 |
22,73% |
-26,11% |
9º |
NISSAN |
5.472 |
2,83% |
6.848 |
6.136 |
-20,09% |
-10,82% |
10º |
CAOA CHERY |
3.699 |
1,91% |
3.683 |
3.179 |
0,43% |
16,36% |
11º |
PEUGEOT |
3.506 |
1,81% |
3.048 |
1.939 |
15,03% |
80,81% |
12º |
CITROËN |
3.087 |
1,59% |
2.760 |
872 |
11,85% |
254,01% |
13º |
FORD |
2.620 |
1,35% |
2.046 |
16.430 |
28,05% |
-84,05% |
14º |
MITSUBISHI |
2.056 |
1,06% |
1.988 |
1.515 |
3,42% |
35,71% |
15º |
BMW |
1.134 |
0,59% |
1.222 |
1.478 |
-7,20% |
-23,27% |
16º |
VOLVO |
833 |
0,43% |
761 |
924 |
9,46% |
-9,85% |
17º |
MERCEDES-BENZ |
752 |
0,39% |
335 |
905 |
124,48% |
-16,91% |
18º |
LAND ROVER |
575 |
0,30% |
565 |
273 |
1,77% |
110,62% |
19º |
AUDI |
513 |
0,27% |
432 |
705 |
18,75% |
-27,23% |
20º |
KIA |
501 |
0,26% |
412 |
455 |
21,60% |
10,11% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
193.555 |
100,00% |
161.016 |
232.744 |
20,21% |
-16,84% |
Fonte: Fenabrave
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