O Android 12, a versão mais atual do sistema operacional da Google para smartphones, foi lançada há quase dois meses. Entre as diversas funções novas anunciadas, uma delas interessa bastante quem tem um carro: a "chave digital", que permitirá destrancar o veículo apenas aproximando o celular da porta.
Assim como a Apple fez com iOS, a Google também prepara-se para introduzir a função, que irá além de mexer nas portas, também possibilitando ligar o veículo usando o smartphone. Por enquanto, apenas os aparelhos Google Pixel 6 e Samsung S21 tem esta função, mas outros devem receber este sistema em breve, conforme o Android 12 for disponibilizado para mais celulares.
O interesse da Google em transformar seu smartphone foi revelado em maio passado, quando a empresa de Mountain View anunciou o novo recurso como uma das novidades do Android 12.
E agora que o Android 12 é oficial, esta função está começando a ser usada, embora ainda seja reservada para certos mercados (ainda não revelados) e alguns poucos smartphones compatíveis: Samsung Galaxy S21, Google Pixel 6 e 6 Pro. E também tem a restrição de que apenas alguns carros da BMW são compatíveis com o sistema.
O objetivo do Google é tornar esta funcionalidade disponível em larga escala, tanto no lado do smartphone quanto no lado dos carro e dos países. Só que a empresa terá que se apressar, pois a Apple lançou o iOS 15. Assim como o Android 12, a atualização do sistema operação para iPhone tem a função de chave digital, utilizando a transmissão de dados via NFC e UWB, sem a necessidade de instalar nada, bastante apenas aproximar o smartphone da porta e do painel de instrumentos.
Utilizando a mesma tecnologia do Samsung Pass, o Android 12 permitirá que qualquer pessoa registre e vincule a chave do carro em seu perfil pessoal no Google Pay, provavelmente com um método dedicado e desbloqueamento e outras medidas de proteção. Quanto à disponibilidade, por enquanto é um assunto reservado a poucos porque há limitações tanto para dispositivos móveis quanto para carros e países diferentes, mas certamente saberemos mais nos próximos meses à medida que o Android 12 se espalhar.
Fonte: Google Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia