Com uma linha bem mais completa na Europa, a Renault tem vários carros que dificilmente veremos por aqui. Um deles é o Kadjar, modelo de porte médio que prepara sua troca de geração. Ou, pelo menos, é o que esperávamos, pois a marca revelou o primeiro teaser do utilitário rival do Jeep Compass com uma mudança: agora será batizado como Austral.
O nome do Renault Austral vem da palavra latina "australis", que significa "sulista". A Renault explica que decidiu usar este batismo já que "ressoa em muitos idiomas europeus, incluindo o francês, o que é importante para uma marca orgulhosa de suas raízes". Curiosamente, descobrimos que a empresa tem uma pessoa responsável pela estratégia em relação à nomenclatura utilizada pelos modelos.
Sylvia Dos Santos trabalha no departamento de marketing e diz: "Austral conjura a vibração e o calor do hemisfério sul. É um nome que convida a viajar e é perfeito para um utilitário esportivo. Seu equilíbrio harmonioso de sons que são fáceis de pronunciar e internacionais".
Deixando de lado essa parte de marketing, o Austral terá o novo logotipo da marca, visto no Megane E-Tech, como mostra o teaser. Isto é tudo o que a Renault está disposta a revelar até agora sobre seu design, mas já adianta que o SUV médio terá 4,51 metros de comprimento e espaço o suficiente para cinco passageiros.
O novo nome até faz sentido quando se pensa a respeito. Apesar de ainda rodarem bem camuflados, os protótipos já passam a impressão de que será bem diferente do Kadjar, então a troca de nome ajudará a diferenciá-lo do seu antecessor. Espera-se que tenha linhas mais fortes e um aspecto menos arredondado do que o atual, além de um interior completamente novo.
Apesar da aposta da Renault no Austral para a Europa, as chances de vê-lo pelo Brasil são bem pequenas. Isto porque a própria fabricante já confirmou que terá uma outra opção, na forma da versão de produção do Dacia Bigster, SUV de 7 lugares desenvolvido por sua divisão romena. Porém, terá modificações o suficiente para que seja mais luxuoso na versão Renault em comparação ao modelo com o logo da Dacia. A estreia é esperada apenas para 2024.
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados