Manu Ginóbili tem sido um dos embaixadores da Renault nos últimos quatro anos e, nos últimos doze meses, tem conduzido uma Renault Alaskan. A marca Renault convidou um grupo de jornalistas, e Manu, claro, para conhecer em detalhes o processo de fabricação de sua caminhonete.
Motor1.com Argentina esteve presente, e entre conversas sobre basquete, anedotas, máquinas industriais, alimentos abundantes e segredos industriais, falamos com Juan Manuel Alliati, Gerente de Produto Renault Argentina, que falou principalmente sobre a Alaskan, mas também sobre os planos da Duster Oroch, para carros elétricos, e reforçou o que o CEO da Renault disse em sua visita à Argentina. A entrevista completa é reproduzida abaixo.
Em meio ao lançamento da Alaskan, qual é sua análise da entrada da Renault em um segmento como o de pick-up, no qual ela não tinha presença?
É muito positivo, primeiro porque nunca estivemos lá antes e esperamos estar lá por muitos anos, pois o segmento cresceu muito, mas sempre foi muito importante para a Argentina. Hoje, as picapes são 20% da indústria, sendo assim um dos principais competidores e não participar era um problema pendente.
Após o primeiro ano, no segmento mais difícil do mercado, estar entre os 5 primeiros, com vários meses lutando pelos 4 principais concorrentes que estão no segmento há 30 anos, é um excelente resultado. Nos últimos meses acumulamos quase cinco pontos de participação de mercado no segmento até novembro, mas agosto, setembro e outubro são meses de entre sete e oito pontos de participação de mercado, o que é muito bom.
Com base em um de nossos canais nos quais sempre fomos fortes, que é o Plano Rombo, tivemos meses na 2ª posição como em outubro passado, com 22% de participação nas assinaturas e 17% acumulados, o que foi realmente bom. O Plano Alaskan Rombo fez 22% dos planos de economia de picapes em outubro. Vendemos mais de 3.500 unidades, portanto o saldo é muito positivo. Sabemos que estamos indo devagar, pois um ano neste segmento é praticamente nada, portanto estamos dando nossos primeiros passos, mas estamos dando passos firmes.
Qual é o volume de produção da Alaskan em Santa Isabel?
Já produzimos quase 5.000 unidades, entre as 3.500 que vendemos mais o estoque da rede.
Você estava dizendo que está em 4° lugar há vários meses, que agora está em 5° lugar. O que falta para se consolidar na 4ª posição?
Eventualmente o tempo, mas digamos que não temos um objetivo de ser quarto ou terceiro, segundo, primeiro ou quinto. É o resultado de fazer as coisas relativamente bem. É melhor vender o suficiente para ficar na 5ª posição, mas ser sustentável. É um equilíbrio entre isso.
Neste ano de vida da Alaskan na Argentina, que coisas têm mudado? Que ações têm sido implementadas para tentar melhorar a linha de vendas?
A realidade é que, no primeiro ano para uma empresa que nunca teve picape, além da análise do segmento e do marketing, também foi muito focado no posicionamento do modelo: fizemos todo tipo de ações, desde CRM, três campanhas 360° através de todos os canais de comunicação, mais a experiência BTL, e também fizemos o que é conhecido na Renault como Businnes Week, que neste ano focamos especificamente na Alaskan e percorremos o país. O ano foi focado na tentativa de colocar a Alaskan na mente dos consumidores.
Temos um produto que tem um bom nível em termos de oferta de produtos, equipamentos e preço, está bem posicionado e também precisa tornar-se conhecido. Então, a cada mês a oferta comercial varia dependendo do volume de produção e das versões, da rede e da concorrência. Como um conceito, o ano foi todo sobre o posicionamento da Alaskan na mente dos consumidores: verão, inverno, viagem de inverno, Alaskan Tour, uma viagem pelo país. Chegamos ao mercado, nunca tivemos uma picape deste porte, precisamos que os clientes saibam sobre isso.
E quanto a novas versões, novos motores, novos equipamentos, o que está vindo com a Alaskan?
Estamos trabalhando nisso para o ano de 2022 para ter novidades para a Alaskan, mas não há nada a confirmar agora. Sabemos que lançamos uma linha compacta de oito versões, o que é muito bom para começar e estamos trabalhando para detectar as necessidades do cliente ou onde o segmento tende a colocá-las na rua. Vai ser a médio prazo.
Foi noticiado que Sandero, Logan e Stepway não vão ter uma nova geração aqui em Santa Isabel. Que modelos substituiriam estes produtos se já é conhecido?
Houve alguns mal-entendidos ou interpretações errôneas de algumas das declarações de Pablo. Ter uma fábrica focada em veículos comerciais não significa que não vamos produzir mais ou pelo menos a curto prazo a família, pois existem três carros na mesma família, Sandero, Logan e Stepway. Não podemos anunciar uma renovação, mas isso não significa que não haverá uma renovação.
Como Pablo disse ontem, a idéia é ter a médio prazo alguns novos projetos com um perfil um pouco mais exportador, para promover a exportação do Kangoo para outros mercados, a fim de ter também uma melhor balança comercial. Essa é a estratégia comercial e isso não significa que estamos prestes a descontinuar a linha Sandero, não há nada parecido a anunciar.
Eles anunciaram que iriam produzir outro novo modelo aqui e houve também alguma palestra na apresentação. Será que a próxima Duster Oroch será produzida aqui?
Confirmaremos isso quando estivermos em condições de fazê-lo.
Não podemos sequer conhecer o segmento ou nada?
Tudo será confirmado quando... quem sabe se os segmentos no futuro são os mesmos que são agora.
Você disse que a intenção era torná-lo um veículo exportável?
Sim, isso não significa que não será vendido domesticamente.
Como estão indo as vendas do Kangoo e será que o Kangoo terá alguma novidade a curto prazo?
Por enquanto não. O Kangoo teve uma renovação completa de geração em 2018 e nenhuma mudança está planejada. O Kangoo é a líder absoluta em seus respectivo segmento, com 50% de participação no mercado, o que nos deixa muito satisfeitos. Neste último trimestre e para o próximo ano estamos aumentando o ritmo de produção, portanto teremos mais Kangoo e este será um dos pilares para o próximo ano.
Obviamente, quando você já tem uma participação de 50% no segmento, torna-se cada vez mais difícil crescer, mas tenho certeza de que podemos alcançar mais desempenho porque é um produto que está excelentemente configurado para o segmento em que participa e também é histórico no mercado.
Para quais países o Kangoo está sendo exportado no momento?
Estamos aumentando o volume das exportações para os dois maiores mercados da América Latina, que atualmente são a Colômbia e o México. Estamos trabalhando para reintroduzir o Kangoo no mercado brasileiro, onde foi comercializado até 2018, e estamos procurando retornar e acrescentar outros novos mercados. Fora da América Latina, há alguns mercados que estão interessados no Kangoo.
Que lançamentos ou novos produtos teremos em 2022?
Vamos ter a renovação da Oroch, ainda não podemos confirmar quando, em 2022, porque o contexto não permite, por conta da pandemia, a falta dos componentes eletrônicos e o aumento dos preços da matéria-prima. Há outras renovações que ainda não podemos confirmar e, como eu disse antes, algumas mudanças para a Alaskan. Não haverá nenhum produto novo.
O elétrico Zoe estava programado para 2021 na Argentina e foi adiado. Tem uma data? Por que foi adiado?
Por enquanto, não há data e não vamos lançá-lo até que a crise da falta de semicondutores diminua um pouco. Por enquanto, não faz sentido atacar um mercado que não está tão maduro com um volume tão limitado.
Além do Zoe, você está planejando incorporar ou considerar a produção híbrida para qualquer outro veículo da marca?
Estamos estudando algumas alternativas, tanto elétricas quanto híbridas, provavelmente não para 2022, mas para mais tarde e é o mesmo caso que com Zoe, temos que resolver um pouco o contexto, ter um pouco melhor visibilidade do contexto e então podemos pensar em volumes e datas.
O Sandero R.S. não será mais fabricado no Brasil devido à regulamentação local. Há alguma chance de que venha para a Argentina e seja fabricado aqui?
No momento, não. É um carro icônico, o que é uma pena, mas não está previsto. A marca Renault está passando por um processo de mudança e nós estamos esperando para ver o que acontece.
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