Maior evento de motocicletas do mundo, o EICMA costuma reunir as maiores montadoras de motocicletas do mundo anualmente em Milão (ITA). Impossibilitado de acontecer no ano passado por conta da pandemia, o salão voltou a reunir os fãs das duas rodas na Itália entre os dias 25 e 28 de novembro.
Foi o primeiro grande salão de motos desde o início da pandemia e, segundo os organizadores, foi um sucesso. Isso ocorreu apesar de algumas marca importantes terem ficado de fora, como Ducati, Harley-Davidson, KTM e BMW que preferiram investir em outras ações de relacionamento com os clientes focando em experiências com as motos.
A organização do EICMA diz que, na edição de 2021 do evento, a 78ª da história, 342.644 pessoas acessaram os pavilhões que concentraram as maiores novidades para o mundo das motocicletas. O número foi de encontro à capacidade máxima do evento, restrita a cerca de 340 mil pessoas ao longo dos três dias devido às restrições sanitárias mais severas. Na edição anterior, em 2019, mais de 800 mil acessos tinham sido registrados.
Os 5 pavilhões montados na edição 2021 do EICMA trouxeram 28.841 expositores, sendo 43% deles estrangeiros. Dos 5.127 visitantes de fora da Itália, 1.794 eram jornalistas e influenciadores. Entre os pagantes, 94% deles compraram seu bilhetes de forma online, mostrando como o evento precisou se adaptar aos novos tempos.
O presidente do EICMA, Pietro Meda, afirmou que "Dadas as restrições atuais, os resultados de visitação que atingimos foram os melhores possíveis. Está é uma prova da relevância do evento graças à confiança dos expositores e à fidelidade do público. Este empenho das empresas e parceiros, além do entusiasmo do público reforça a posição do EICMA como espaço de oportunidades e de referência no futuro da mobilidade sobre duas rodas.
Mesmo sem BMW, Ducati, Harley-Davidson e KTM, a edição deste ano do EICMA revelou grandes novidades para o segmento de motocicletas europeu e global. Por lá, a Honda revelou a inédita ADV 350, dando continuidade à expansão de sua linha de scooters aventureiras usando por base a mecânica da Forza 350, que está prometida para o Brasil.
O EICMA 2021 também reforçou que a próxima grande tendência do motociclismo mundial será a adoção cada vez mais maior de equipamentos de segurança ativa e passiva em prol de evitar acidentes com os pilotos. Foi o caso da Kawasaki, que revelou por lá a nova Ninja H2 SX SE dotada de radares que possibilitam a instalação de controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
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