Diga o que quiser sobre os designs mais recentes da BMW, mas a empresa sabe como criar um rebuliço sempre que um novo modelo é lançado. O polarizador Concept XM é o mais recente e está chamando a atenção não apenas por sua aparência radical, mas também por ser o primeiro carro exclusivo da divisão Motorsport em quatro décadas. O primeiro foi o esportivo M1.
Este SUV de linhas agressivas se tornará o carro de produção mais potente da BMW, devendo ser vendido estritamente como um modelo "M" e com conjunto motriz híbrido-plugável (PHEV). Se você não gosta da aparência angular do conceito, temos más notícias. A Automotive News diz que a versão de produção manterá mais de 90% de seu design. Isso inclui uma nova configuração de farol dividido com uma faixa de LED superior mais estreita para as luzes diurnas e o conjunto principal de faróis montados próximos à grade, escondidos.
E quem será o alvo da BMW com o XM? O chefe da divisão M, Franciscus van Meel, disse que o SUV eletrificado de 750 cv visa atrair o público "não-conformista" e o "extrovertido", acrescentando que o luxuoso SUV esportivo tentará atrair compradores que anteriormente nunca pensaram em ter um veículo BMW.
Os EUA deverão ser o principal mercado para o modelo, mas o XM será vendido em todo o mundo assim que a produção começar no final de 2022 na fábrica de Spartanburg (EUA). O chefe da divisão M descreve o SUV híbrido como sendo um "ápice do luxo expressivo" e que ele deve "servir como referência para os próximos carros da M". A ideia seria deixar os esportivos da BMW mais luxuosos no futuro.
Além de apresentar uma linguagem de design ousada, o XM abre caminho para cabines mais sofisticadas na BMW. De acordo com van Meel, os clientes querem mais luxo dentro de seus carros, por isso o conceito foi idealizado com uma cabine aconchegante e inspirada por salas de estar. Quanto do interior chamativo será levado para a versão de produção ainda é dúvida, mas não esperamos grandes mudanças.
Por que uma configuração híbrida plugável? A BMW explica que seus compradores ainda querem um grande V8, mas, ao mesmo tempo, a marca precisa cumprir regras de emissões mais rígidas. Consequentemente, foi tomada a decisão de combinar o onipresente motor a gasolina 4.4 V8 biturbo a um elétrico. Suas baterias oferecem uma autonomia estimada de 80 km em modo puramente elétrico pelo ciclo de testes WLTP.
Ame ou odeie, o BMW XM antecipa uma nova abordagem de design e também abre o caminho para modelos híbridos de alto desempenho. Estamos curiosos para saber quanto pesa o carro, considerando que o X6 M já tem 2.295 kg e não possui os packs de baterias necessários para a eletrificação.
Com a produção começando no final de 2022, esperamos que a versão final seja revelada no início do segundo semestre do ano que vem. Quanto vai custar? É muito cedo para dizer, mas a lógica nos diz que você deve se preparar para pagar bem mais que os R$ 698.650 cobrados pelo X6 xDrive40i M Sport oferecido atualmente no Brasil.
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