A Honda oficializou que deixará de produzir o Fit no Brasil. A partir de 2022, um dos mais vendidos modelos da marca abrirá espaço para o City Hatch, fechando um ciclo de 18 anos sem interrupções em nosso mercado. Se tornou icônico e foi o segundo modelo da Honda a ser produzido em Sumaré (SP), depois do Civic, que inaugurou a planta em 1997.
Além da história, vamos mostrar quantos Honda Fit foram emplacados desde 2003, chegando ao acumulado de 2021 até outubro - lembrando que ele estará nas lojas até dezembro. Um dos motivos para seu fim é as novas normas de emissões e consumo, que está colocando fim em projetos mais antigos em nosso mercado, e entra em vigor a partir de 2022.
No exterior, o Fit nasce em 2021. Compacto por fora, com 3,85 m de comprimento, se destacava pelo aproveitamento interno, com entreeixos de 2,45 m. Mistura de hatch com monovolume, chega ao Brasil em 2003 e se torna o segundo modelo a ser produzido em Sumaré (SP), ao lado do Civic, que estava lá desde 1997 sozinho.
No lançamento, estava disponível nas versões LX e LXL com um inédito motor 1.4 aspirado, com opção de câmbio manual de 5 marchas ou o automático CVT, um de seus diferenciais já naquele momento. Em 2004, a Honda apresenta o Fit EX, com um motor 1.5, equipado com VTEC, de 105 cv com as mesmas transmissões do 1.4 - é o famoso Fit com pingo do "i" em azul. Em 2007, o 1.4 se torna flex.
A segunda geração do Fit é apresentada em outubro de 2008, como linha 2009. Mantinha a opção de motores 1.4 e 1.5, mas troca o câmbio CVT pelo automático tradicional com 5 marchas. Cresce 5 cm no comprimento e passa uma nova impressão também no design. Parece maior, com faróis e lanternas maiores, e linhas mais arredondadas, além de um interior melhorado e melhor acabado.
Em 2012, a segunda geração do Fit recebe uma reestilização, com novos faróis, grade e parachoques, além de algumas melhorias mecânicas. Em 2013, o famoso Fit Twist o coloca na onda dos aventureiros, com o motor 1.5.
No final de 2013, a terceira geração do Fit é apresentada no exterior e a marca confirma sua produção no Brasil, que começa em abril de 2014. No Brasil, tem apenas o motor 1.5 aspirado e retorna o câmbio CVT, um pedido dos clientes que não gostaram da geração anterior com o automático tradicional. Seu design fica mais esportivo, com linha de cintura alta, e mais linhas e vincos pela carroceria.
Em 2017, como linha 2018, o Fit recebe a restilização desta geração. Muda basicamente parachoques, alguns acabamentos, a presença de faróis fullLED na versão EXL e alguns ajustes mecânicos e no isolamento acústico. E foi assim que ele deixará de ser produzido, abrindo espaço para o City Hatch. Sua quarta geração, apresentada no Japão em 2019, ficou mais refinada e seu custo é proibitivo para nosso mercado.
ANO | EMPLACAMENTOS |
2003 | 15.081 (a partir de abril) |
2004 | 29.511 |
2005 | 34.840 |
2006 | 35.127 |
2007 | 34.408 |
2008 | 40.502 |
2009 | 48.650 |
2010 | 40.946 |
2011 | 28.759 |
2012 | 38.621 |
2013 | 40.634 |
2014 | 53.684 |
2015 | 42.476 |
2016 | 28.439 |
2017 | 25.347 |
2018 | 27.359 |
2019 | 24.457 |
2020 | 12.833 |
2021 | 6.318 (até outubro) |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança novo Fit 2023 com visual esportivo e mais potência
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Honda Fit negado para o Brasil, terá versão esportiva e mais potente
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Oficial: Honda Fit sairá de linha no Brasil em dezembro