A Yamaha acabou de apresentar a nova TMAX 2022 na Europa. A maxi-scooter chegou a ser vendida no Brasil entre 2014 e 2017, mas está ausente de nossas ruas há um bom tempo. Algumas alterações são bem notáveis. A mais visível delas é, sem dúvida, seu estilo revisado, que agora apresenta uma carroceria mais angular e um painel frontal redesenhado. Enquanto a Yamaha trocou apenas cores de grafismos de XMAX e NMAX por lá, a TMAX se beneficiou de uma reformulação do design.
Do ponto de vista de desenho, carroceria, escudo e até a atitude da TMAX foram repensados para dar à scooter uma estética mais esportiva. Ele agora recebe faróis de LED menores, bem como duas entradas de ar situadas abaixo de cada um dos faróis. Olhando pela lateral, vemos linhas mais agressivas. No geral, a nova TMAX parece muito atlética e compacta.
A Yamaha também fez uma revisão na ergonomia da TMAX 2022. Para começar, um novo para-brisa mantém o piloto protegido dos elementos. A seção central da scooter também é um pouco mais estreita agora, dando ao piloto mais espaço para as pernas. A traseira também foi redesenhada e apresenta alças de garupa novas para maior conforto do passageiro. A nova TMAX está disponível em uma nova pintura amarela, uma homenagem à primeira geração da scooter lançada há 20 anos na Europa.
Na ciclística, a TMAX 2022 ganhou rodas de de liga redesenhadas que agora são mais leves e robustas por conta do sistema de forja das peças. A Yamaha também ajustou as configurações da suspensão da moto para melhorar a absorção dos impactos. A dianteira traz um garfo invertido, enquanto a traseira tem um monoshock . Para 2022, o motor da TMAX permanece inalterado, sendo um bicilíndrico paralelo de 560 cm³ arrefecido a líquido. Ele entrega 47,5 cv de potência.
No que diz respeito à tecnologia, encontramos um novo painel de instrumentos digital com tela TFT colorida de 7 polegadas que oferece conectividade via Bluetooth e WiFi, bem como entrada USB em um compartimento à prova d'água com um suporte para smartphone. A navegação também está disponível como opção por meio de uma unidade de GPS da Garmin.
Por último, mas não menos importante, há uma nova versão chamada de TMAX Tech Max que se diferencia da configuração de entrada por acrescentar bancos e punhos aquecidos, um para-brisa com ajuste elétrico, controle de cruzeiro e suspensão traseira ajustável. Além disso, a Tech Max oferece acabamentos aprimorados, pois usa materiais mais premium ao redor do painel de instrumentos.
A nova TMAX 2022 deve chegar às lojas europeias em março do ano que vem. Além da amarela, serão oferecidas pinturas azul e cinza. Enquanto isso, a TMAX Tech Max será oferecido nos tons Dark Petrol e Power Grey. Os preços dos novos modelos ainda não foram anunciados e não há previsão para que a scooter da Yamaha chegue ao Brasil.
Fonte: Paul Tan, Le Repaire Des Motards
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem