Celebrando seu 26º aniversário no país, o BMW Group Brasil anuncia que fará um novo ciclo de investimentos de R$ 500 milhões para a produção nacional dos novos X3 e X4. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (18), a marca destacou que a unidade ficará responsável pela produção dos modelos a combustão, uma vez que as unidades da Europa estão migrando para os modelos eletrificados. Também anunciou que produzirá um novo modelo inédito.
Em relação às versões dos SUVs X3 e X4, a marca confirmou que estão incluídos os novos X3 M40i, X4 xDrive 30i M Sport e o X4 M40i. Este último será o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil, com motor de 387 cavalos. Ao menos neste ciclo, somente modelos com motores a combustão interna estão contemplados. Modelos com algum nível de eletrificação não estão confirmados, mas seguem em estudo pela marca com base na demanda do mercado.
Além do X3 e X4, a marca também confirma que a Planta de Araquari vai receber a produção de um modelo BMW inédito no futuro próximo. "A planta de Araquari vai receber a produção de um modelo BMW inédito num futuro próximo, mas como ainda não foi anunciado pela BMW matriz, não foi revelado, não podemos dizer agora. Nós acreditamos na produção local e sabemos que isso é muito importante para nosso clientes", disse Alexander Wehr, Presidente e CEO do BMW Group para América Latina.
"Confirmar a produção de novos modelos seis meses após vendas na Europa e ter a certeza que receberemos ainda um modelo novo e totalmente inédito reforça a qualidade do nosso time e processos para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil", afirma Otávio Rodakoswiski, Diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari.
A produção dos novos modelos virá acompanhada de outras melhorias importantes em nossa cia. Elevar a participação da engenharia brasileira, com mais testes e também em uma maior atuação na digitalização e desenvolvimento de sistemas de conectividade e entretenimento.
A marca também destaca que além da produção dos novos modelos, a equipe de engenharia local será ainda mais ativa no desenvolvimento dos softwares de digitalização. Vale destacar que esse time já tem um papel muito relevante, no nível Global, na criação de diversos dispositivos, como o Intelligent Personal Assistant, o BMW e MINI My App e a Digital Key, que permite ao cliente abrir o veículo com o seu celular.
Todos estes projetos consumirão um investimento de R$ 500 milhões que serão aportados nos próximos 3 anos, o que somará no total R$ 1,8 bilhão de investimentos na operação brasileira desde 2014.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford demitirá 4.000 funcionários em operações na Europa
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina