Em entrevista recente concedida à revista britânica Autocar, o chefe de design da BMW, Domagoj Dukec, deu dicas importantes sobre os próximos passos da marca em termos de identidade visual. Segundo o executivo, os novos carros da empresa serão marcantes e ainda mais atraentes nesse ponto. "Devemos ser ousados e significativos", explicou.
A conversa foi tocada no âmbito do futuro, levando em conta a apresentação do BMW i Vision Circular, carro-conceito da montadora apresentado ao mundo recentemente no Salão de Munique. "Você pode ser ousado por meio de muitos truques. Todo mundo sabe como tornar um carro atraente, mas se não for significativo, está vazio", continuou Dukec.
O i Vision Circular representa a nova fase dos modelos BMW denominados Neue Klasse (nova classe). O termo remete à linha de veículos da empresa nos anos 1960, mas não tem relação com eventual inspiração retrô - apenas o designação é compartilhada. “Neue Klasse representará eletrificação, digitalização e sustentabilidade”, afirma Dukec. Este último termo significa não se limitar a fabricar somente veículos elétricos.
"Pensando como designer, trata-se de repensar e reduzir. É como tratamos os materiais - sem usar cromo, criando materiais para usar menos couro, etc. Para nós, a eletrificação por si só não é o caminho sustentável que é para os outros. Eles [concorrência] acham que fazem carros elétricos e pronto, tudo resolvido. Mas o problema é maior", alertou.
À medida que a identidade de design da BMW continua a mudar, o consumidor deve esperar mais significado para ser colocado nas linhas. Um exemplo seriam as grades renais gigantescas presentes nos modelos i4 e iX. Além do efeito visual, o elemento tornou-se uma caixa capaz de abrigar vários sensores e sistemas. “Isso significa que o ícone se torna inteligente e funcional, então se torna mais significativo”, diz Dukec.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro